quinta-feira, 14 de julho de 2011

Atores do FITUB acusam agressão policial


A rotina da Universidade foi quebrada por apitaço e gritos de ordem no megafone hoje, ao meio-dia. Revoltados, com as caras pintadas, atores que participam do Fitub (Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau) ocuparam a passarela e penduraram faixas denunciando violenta e covarde agressão policial, além de racismo, contra um colega de Belo Horizonte, ontem de madrugada.  "PQP, ainda existe violência no Brasil", rimava um dos gritos.

A RBS TV já trouxe a denúncia em largo espaço, entrevistando atores e o comandante da PM, Cláudio Koglin, que instaurou inquérito policial devido a denúncia na Corregedoria. Koglin vai tomar os depoimentos dos policiais hoje à tarde e aguarda pelo exame. Ele lamentou que a câmera de segurança em frente ao posto não tenha registrado a ação "por estar com problema", como cobrado por Joelson dos Santos. O jornalista foi incisivo nas várias perguntas sobre a câmera e ação policial, que teria sido exagerada e teria provocado "rompimento de tímpano" do rapaz,  conhecido como Alexandre, que baixou hospital. Ele estaria inclusive impedido, por ordem médica, de usar avião para apresentar uma peça em BH de hoje a domingo, informaram seus colegas sobre a passarela.

Acusação rende inquérito na corregedoria

Os atores, na maioria estudantes universitários do Brasil e países vizinhos e que estão participando do 24o. FITUB, promovido pela FURB, informaram na televisão e ao blog, que a passeata começou no Teatro Carlos Gomes, onde se concentraram pela manhã, passando pelo IGP - rua São Paulo (corpo delito no estudante agredido) e na FURB.

Algumas testemunhas contaram que na ocasião estavam confraternizando em paz no posto em frente à prefeitura, por volta das 3 da manhã, quando chegou uma viatura da PM com dois policiais exigindo que o grupo de 60 pessoas dispersasse sob a alegação de algazarra. A confusão teria começado quando Alexandre, sob justificativa de aguardar um amigo que estava dentro da conveniência, teria pedido para esperá-lo e recebido como resposta de um policial um sonoro "vaza negão" e, depois, teria sido espancado ao insistir. 

A ação ocorreu por "iniciativa espontanea" dos policiais, admitiu o comandante.


                                      Fotos do Blog. Clique 1 OU 2 vezes sobre as imagens para ampliar.

Acompanhe, ainda, o blog do Santa sobre o protesto e a matéria sobre espetáculo de logo mais à noite, no Santa. Assista também o vídeo com a materia da RBS. Avance o cursor até 6minutos30segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário