sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Justifica FURB Federal?

(Foto: Daniel Zimmermann)


Reitor concede longa e completa entrevista em defesa da federalização ao portal Análise em Foco. Para Deschamps, "traria mais vantagens que desvantagens para a região. Situação jurídica da Furb é quase única no país e gera amarras", diz a chamada do portal, formado por jornalistas com boa estrada na profissão. A segunda parte roda segunda-feira. Vale a leitura!

Ainda na esteira da federal...

Rádio Nereu Ramos mandou bem hoje de manhã reunindo lideranças da cidade para questionar a senadora Ideli Salvatti em vários temas pendentes.
A FURB esteve representada pelo vice-reitor Romero Fenilli, que lascou pergunta (muito bem formulada e contextualizada) sobre a pertinente cobrança da comunidade regional, que aprovou em plebiscito a FURB Federal.

Ideli fez uma grande volta sobre a educação no País, no Estado e na região. Reconheceu que o Vale do Itajaí é hoje o grande vácuo da oferta de vagas federais em SC, em que pese a vinda do IFC (nosso parceiro), as extensões da UFSC em Araranguá, Curitibanos, Joinville e a Universidade Fronteira Sul (Chapecó). E que a luta permanece. A parceria com a FURB não está descartada, apesar das "dificuldades jurídicas" em análise.

Relatora do processo no Senado, anunciou para o dia 9 a audiência para discutir aqui na casa o projeto FURB Federal, a partir das 14 horas.
Outra coisa: disse que projeto de Leonel Pavan de federalização da FURB, pura e simplesmente, já foi descartado pela assessoria jurídica do Senado e que a proposta em tramitação prevê a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí.
Dia 9 é boa data para discutir a formatação da parceria com a FURB, vista com bons olhos pela senadora.

Holofotes no banquete de R$ 200

O "Les Amis Gourmet", o banquete solidário da FURB que reunirá grandes chefs da cozinha francesa bomba novamente no Santa (capa do caderno Gastronomia) e no blog do Pancho. Confira a programação.
Mais Talento
Pancho também deu uma canja para a premiação do Talento Universitário, da P&P.
Medalhas na natação
Etevi faturou medalhas nos Jogos da Primavera, informa nota do JSC.
Vôlei

No vôlei, temos confronto decisivo, hoje, com Rio do Sul.

Trotes
Colunista Valter Ostermann publica nota, no JSC, sobre os antigos trotes universitários na FURB, amparada em relato de Juca Deschamps.

Na escola mais cedo
A idade escolar pública vai começar aos quatro anos.
Mudança será promulgada pelo Congresso, diz JSC.
A senadora Ideli Salvatti comemorou a conquista, uma de suas maiores bandeiras, prevendo muito mais recursos para a educação, apesar da obrigação pela educação infantil ser municipal.
Ela já pediu a preseça de Lula na solenidade de promulgação ao considerar "momento histórico por estar em jogo o futuro do Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário