sexta-feira, 15 de julho de 2011

Federal no caminho certo

Representantes do GT da FURB e do Comitê Pró-Federalização estão voltando, neste exato momento, ainda mais otimistas com apoios que receberam em Florianópolis.

Professor Clóvis Reis, coordenador do comitê e integrante do GT Institucional, informou que o grupo fez importante intervenção durante a audiência aberta do Plano Nacional de Educacão, hoje pela manhã, no Tribunal de Justiça, explicando a história do movimento que envolve todo Vale do Itajaí há dez anos, a construção dos documentos que serão entregues no MEC e a tramitação na Câmara Federal.

Mais que isso, os professores Clóvis, Giceli Cervi, Adriana Correa, Jorge Barbosa e o jornalista Leo Laps conversaram com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes.

Bastante receptivo, Fernandes disse que conhece o projeto de criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, que incorpora a FURB, e que tramita na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, após passar pelo Senado.

 "Não apenas conhece o projeto como demonstrou receptividade e otimismo diante da possibilidade de êxito da reivindicação", afirmou Reis, que explicou a consistência do projeto de viabilidade que será entregue, em breve, ao MEC, com apoio do INPEAU/UFSC.

Também no evento, os deputados federais Pedro Uczai e Esperidião Amin e o estadual Volnei Morastoni explicitaram amplo apoio público à criação da UFVI e federalização da FURB. Uczai, inclusive, disse que virá a Blumenau discutir a operacionalização desse apoio, após retornar de viagem a China.

Além disso, a própria presidente da Comissão de Educação, deputada federal Maria Fátima Bezerra, responsável pelo encontro, manifestou interesse em realizar audiência pública no Vale para debater a criação da federal do Vale do Itajaí.  

Para reler

Este trecho abaixo foi recortado da postagem de quarta-feira sobre o PNE, que não foi tão acessada como esperado:

(...) o professor Jorge Barbosa aproveitou o microfone e fez consistente discurso defendendo a luta da sociedade pela Universidade Federal do Vale, com a incorporação da FURB. Ao que foi ampla e categoricamente apoiado por Dilvo Ristoff (UFSC), o mesmo que ajudou a criar a Federal de Chapecó.

Ao se colocar à disposição do comitê, o veterano professor da UFSC disse que a “luta é difícil e vai exigir ampla mobilização popular". Citou a criação da Unipampa, obtida pela pressão de 20 mil pessoas na rua, diretamente com Lula, numa visita ao Rio Grande, mesmo sem apoio do petista Tarso Genro - que defendia uma extensão de federal já existente.

A fala de Barbosa rendeu, ainda, convite da assessora de Uczai ao Comitê para audiência aberta (e única no Estado) com o relator do PL 8035/10, o deputado federal paranaense Angelo Vanhoni. É nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 8:30, no auditório do Tribunal de Justiça, em Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário