quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Consuni homologa novo Reitor da FURB


Em pouco menos de uma hora, o Conselho Universitário, reunido na tarde de hoje, no auditório da Biblioteca Central da FURB, homologou, em votação aberta e unânime, o resultado da consulta prévia para reitor que, no segundo turno (10 de setembro), deu a vitória para a chapa 3 de João Natel/Griseldes Boos por 52,06% (excluídos votos brancos e nulos). As outras duas chapas retiraram as candidaturas, referendando o processo e dispensando a realização de segundo turno no Consuni.



Antes de iniciar a sessão, acompanhada por grande público, o presidente do Conselho, reitor Eduardo Deschamps compôs a mesa com a presidente da Comissão Eleitoral, Sandra Krieger Gonçalves e com os professores Natel e Griseldes.

A professora Sandra leu a ata relatando os dois processos eleitorais e seus resultados e apresentou ofícios em que as duas chapas concorrentes retiraram suas candidaturas no Consuni. Reconheceram, portanto, como legítima a vitória da chapa 3 nas urnas em que votaram servidores e alunos, em dois turnos, em processo eleitoral transparente, democrático e tranquilo.

Deschamps encaminhou a votação dos conselheiros, prevista para ser fechada. Mas, a pedido do professor Antônio Marchiori, deliberou-se por se realizar votação aberta. Na votação definitiva, os membros do Consuni se manifestaram favoráveis, por unanimidade, pela homologação de todo processo sucessório e pela vitória da chapa 3, indicando o novo reitor da FURB na gestão 2010/2014.

Com isso, está sacramentada a posse de João Natel e sua vice Griseldes Boos no dia 27 de outubro.

Manifestações pela união

Em seu pronunciamento, Natel fez amplo agradecimento à participação da comunidade universitária, especialmente à comissão eleitoral e chapas concorrentes. “Findo o processo eleitoral, a partir de amanhã (sexta-feira) vamos acelerar a transição, já aberta pelo reitor Eduardo Deschamps, e o calendário de visitas às unidades e a todos setores. Agora todos estão novamente convidados a participar da discussão dos desafios impostos e da própria gestão da Universidade, por não ser tarefa apenas de um grupo, mas de todos nós,  voltados aos interesses da FURB”

Para Natel, é necessário “dar continuidade naquilo que está funcionando e aprofundar as idéias que surgiram nos debates entre as chapas e do que foi proposto pela chapa 3. A comunidade também vai fazer parte desse desafio imenso para fazermos uma FURB de todos nós”, concluiu.

A companheira de chapa, professora Griseldes Boos, arrematou: “reitero as palavras do professor Natel, agradeço a participação de todos neste rico processo eleitoral e reafirmo nosso compromisso de por em prática a proposta, apoiado por todos, com dedicação e esforço”.

Ao encerrar a sessão, o reitor Eduardo Deschamps enalteceu o referendo do Consuni e agradeceu à postura de Romero Fenili (chapa 1, ausente por estar em Brasília) e Valmor Schiochet (chapa 2) perante o Consuni.

Dirigindo-se a Natel e Griseldes, desejou sucesso à futura gestão. “Estamos preparados para fazer a melhor transição possível, porque também fazemos parte dessa Universidade. O sucesso de vocês é de todos nós. Na hora em que realizarem acertos serão aplaudidos e se, eventualmente, se equivocarem, seremos os primeiros a compreender por entender a complexidade de se administrar uma instituição da grandeza da FURB”.

Os professores Valmor Schiochet (chapa 2) e Marcelo Vitorino (vice da chapa 1) acompanharam a sessão e cumprimentaram os eleitos, agora homologados pelo Consuni.

Deschamps, Griseldes, Natel, Marcelo e Valmor, em favor dos interesses da FURB. 




Bom público prestigiou a Sessão do Consuni que, com apoio da Comissão Eleitoral, homologou vitória da chapa 3. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário