quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Amanhã tem segundo turno

Os eleitores voltam às urnas da FURB nesta sexta-feira, dia 10/9, no segundo turno da consulta prévia para Reitoria.A votação acontece das 8 às 22 horas, com 16 urnas eletrônicas distribuídas nos campus 1 (piso térreo do bloco J), 2 (sala I-002)  e 3 (cantina).

Disputam os cargos de reitor e vice, respectivamente, Valmor Schiochet/Ralf Emke (chapa 2) e João Natel/Griseldes Boos (chapa 3). O resultado deve ser conhecido até 22:30. A apuração será no auditório da Biblioteca Central (campus 1).

No primeiro turno, dia 26/8, nenhum incidente tumultuou o processo, considerado bastante tranquilo pela comissão eleitoral. A chapa 3 (com 39,8% dos votos) e a chapa 2 (com 34,4%) consagraram-se para disputar o segundo turno da consulta prévia, marcada para 10 de setembro. A chapa 1, da situação, liderada pelo vice-reitor Romero Fenili, tendo Marcelo Vitorini como vice, agregou 25,7%.

Na votação de agosto os servidores somaram 1.071 votos válidos (dos 1.265 aptos a votar). Já os alunos totalizaram 4.476 votos dos 17.178 aptos.

Votos em duas categorias

Os votantes são classificados em duas categorias com peso diferenciado do voto.

A categoria I, com peso de 80%, é composta pelos professores e técnicos administrativos da Universidade, da ETEVI, do FURB Idiomas; dos representantes da comunidade externa membros dos conselhos superiores. A categoria II, com peso de 20%, é composta pelos estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino.

Calendário eleitoral

No dia 23 de setembro o Conselho Universitário homologa o resultado da consulta pública.

A posse dos eleitos acontece no dia 27 de outubro para um mandato de quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário