terça-feira, 11 de agosto de 2009

Desvendando os segredos do manjar

Folha de Blumenau traz toda a contracapa com o 2º. Neumarkt Gourmet, organizado em parceria com o curso de Gastronomia da FURB. Na generosa foto aparece nossa professora, a chef Suzana Wascheck, a primeira a apresentar ontem as próprias criações e dos alunos.

A mesma professora apareceu nas imagens que o Jornal do Almoço fez do evento.

Na capa

Manchete de capa do Santa é de arrepiar. Diz que oito em cada dez presos voltam à criminalidade. “O Estado aumenta a repressão (...) e acha que está resolvendo alguma coisa”, diz o professor da FURB Nélson Garcia.

Feita para usar

Colunista Valther Ostermann prega a utilização da “passarela da Furb, como é conhecida” (só ele faz isso, pois a imprensa diz passarela do Giassi).

O jardim sob os pilares da passarela está ficando bonito. O que a gente estranha é permanência daquela faixa de pedestres. Como fala meu sobrinho de 13 anos em Rodeio: “é pacabá”.

Não seria um desserviço no esforço de se estimular o uso do equipamento?

Pandemia muda hábitos, cancela eventos e fecha escolas

Nas igrejas, escolas, ônibus e hospitais, prevenção vira palavra de ordem e exige cuidados para evitar a propagação do vírus da gripe A, informa o JSC nas págs. 10, 11 e 17.

Entre o cancelamento de eventos aparece no JSC (pág. 11) a Jornada Multidisciplinar que o Hospital Santo Antônio realizaria na FURB, dias 19 e 20.

Estado adiou todos os eventos esportivos agendados para agosto (Olesc, Joguinhos Abertos, JASC - etapa classificatória em Xanxerê).

No DC (pág. 5) informa-se que as escolas de Criciúma e Tubarão, incluindo Unesc/Unisul, suspenderam as aulas por tempo indeterminado; além do Sul, também no oeste de SC muitas as escolas pararam, assim como a Unoesc.

E na FURB?


Reitoria anuncia em nota oficial, esta tarde, que as aulas permanecem na Universidade, atendendo recomendação das autoridades municipais. Reunião pela manhã na Prefeitura recomendou normalidade nas atividades em todas as escolas de Blumenau.

Pelo menos por enquanto, como acentuou o Jornal do Almoço local. Mas a prefeitura está monitorando de perto situações como na escola Alberto Stein, onde 170 alunos estão afastados com suspeita da gripe. Na média, de 3 a 5% das escolas municipais registraram ausências de alunos, ontem e hoje, afirmou o prefeito JPK.

O secretário da Educação, o dr. Maurici, aposta na qualidade da informação como melhor arma para evitar o fechamento de unidades.

Na areia

Cláudio Holzer avisa, em sua coluna:

“Atenção escolas de Blumenau: será no próximo sábado, na Furb, a 1ª Copa Izolde Neitzhe de Vôlei de Praia Feminino, categoria juvenil, até 18 anos”.

Vestibular novo

Os três jornais do grupo RBS destacam que o vestibular da Acafe sofrerá reformulação na prova marcada para 22/11, seguindo referências do Enem. Leia no DC.

Municipalização do ensino

Tema será discutido dia 27 na Câmara de Blumenau, informa a Folha. A audiência é promovida pela Assembléia Legislativa. “Representantes dos governos municipal e estadual participam da discussão, que promete lotar as galerias do plenário”, diz a nota.

Primeiro lugar

Cacau Menezes fala de uma química manezinha, pós-doutorada, que ganhou o primeiro lugar num concurso da Academia Brasileira de Ciências.

A manezinha Annelise Casellato foi premiada em primeiro lugar (Química) no concurso promovido anualmente pela Academia Brasileira de Ciências, com o Projeto de Desenvolvimento de Novos Complexos com Potencial Atividade Biorremediadora.A Annelise completou o primeiro e segundo graus no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, e se formou em Química, mestrado e doutorado pela UFSC. Ganhou bolsa de estudos do CNPQ e realizou o pós-doutorado na Austrália.

Pressão

Prisco Paraíso diz que LHS e grande comitiva vão botar pressão, amanhã, sobre o ministro Fernando Haddad. O MEC não estaria levando em conta peculiaridades da relação Acafe/governo do Estado.

Na audiência que o governador Luiz Henrique da Silveira terá amanhã com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, boa parte do Fórum Parlamentar de Santa Catarina já confirmou presença, assim como representantes da área educacional.Além dos senadores e oito deputados, os professores Darcy Laske e Paulo Hentz (representantes do Conselho Estadual de Educação), Paulo Ivo (Acafe) e mais os reitores da Unisul, da Univali e da Unochapecó.Na pauta, pressão para que o ministério observe as prerrogativas do sistema estadual educacional no relacionamento com as universidades que fazem parte do Sistema Acafe.É que nos últimos anos o ministério vem adotando procedimentos que entram em choque com a autonomia, dada pela própria União aos sistemas estaduais de educação. LHS vai pedir melhor cooperação para com o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário