quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Mais da mostra do Jornalismo

Santa deu uma página, ontem, sobre a exposição que segue até dia 31. 


GERAL

Imprensa de volta à colônia

Mostra gratuita resgata história dos primeiros jornais de Blumenau, no Neumarkt Shopping

Você sabia que antigamente, bem antes da chegada dos meios digitais de comunicação, os jornais que lemos hoje eram impressos em grandes máquinas feitas de chumbo? Ou que era supercomum ilustrar os textos com desenhos em vez de fotos? Ou ainda que havia jornais em Blumenau que eram publicados em alemão? A história do jornalismo na cidade tem várias vertentes e elas podem ser vistas de perto no pavimento superior do Neumarkt Shopping, no Centro, até 31 de agosto.

Resultado do trabalho de análise e pesquisa dos alunos do segundo semestre de Jornalismo da Furb, a exposição O Nascimento da Imprensa em Blumenau relata os primeiros passos dos três jornais que deram início à atividade jornalística na região: Blumenauer-Zeitung (publicado inicialmente em alemão), Der Urwaldbite e Immigrant. A entrada é franca e a mostra pode ser visitada diariamente, das 10h às 22h.

No local o público vai encontrar exemplares das publicações, fotos históricas e antigos equipamentos, como máquinas de escrever e câmeras fotográficas. Para resgatar os passos da imprensa desde os tempos da Blumenau Colônia, os alunos tiveram aulas no Arquivo Histórico e contaram com o apoio da professora e historiadora Sueli Petry.

– A importância desta exposição está em trazer para o conhecimento público a história da imprensa em Blumenau, em que se percebe como os jornais e as notícias chegavam às pessoas. Os jornais do acervo são suportes para pesquisas dos séculos 19 e 20, retratando a região naquela época, tanto em aspectos políticos quanto sociais e culturais – comenta Sueli.

Passos para a pesquisa em Blumenau

Coordenadora do curso de Jornalismo da Furb e uma das organizadoras da exposição, a professora e pesquisadora Rosemeri Laurindo ressalta a importância do resgate histórico para os futuros jornalistas de Blumenau:

– Muito se falta fazer em Blumenau em relação à pesquisa científica de jornalismo. O conhecimento que nós, que já somos profissionais, estudamos nos cursos para compreender a imprensa ainda não é trabalhado por aqui. Temos tesouros enterrados aqui em Blumenau. Com esta exposição trazemos à tona o resultado de um curso que estava faltando em uma universidade de porte como a Furb – analisa.

O Nascimento da Imprensa em Blumenau – No Neumarkt Shopping, Rua 7 de Setembro, 1213, Centro, em Blumenau. Grátis. Diariamente, das 10h às 22h. Até 31 de agosto.

camila.iara@santa.com.br
CAMILA IARA|BLUMENAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário