segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Blumenau vive pleno emprego

Santa traz matéria com professor da FURB, segundo o qual a taxa de desemprego é de apenas 2%.

11/08/2014 | N° 13277

ECONOMIA

Três áreas lideram vagas abertas de janeiro a junho

Apesar da oferta, varejo sofre com falta de profissionais para preencher posições

Uma análise rápida sobre as ocupações que mais abriram vagas e a rotatividade mostram um primeiro semestre de pleno emprego. De acordo com o economista da Furb Nazareno Schmoeller, a taxa de desemprego estimada para Blumenau em 2014 é de 2%, índice que confirma a situação e significa que os trabalhadores estão fora do mercado por vontade própria ou por estarem à procura de outra colocação.

Entre as 10 profissões que mais abriram vagas entre janeiro e junho, segundo o Sistema Nacional de Emprego (Sine), as três primeiras são das áreas de indústria, alimentação e comércio: alimentador de linha de produção, que abriu 108 vagas; cozinheiro, com 75; e operador de caixa, com a abertura de 57 postos. Para o economista, a diversidade na criação das vagas mostra que todos os setores estão em busca de mão de obra:

– As vagas foram abertas em muitas aéreas. No setor de alimentação foram 615 novos postos de trabalho. No comércio, ainda que as movimentações tenham sido grandes, com 4.207 admissões e 4.189 demissões, o saldo ficou em 18, sendo que entre vendedores 70 vagas não foram preenchidas. Ou seja, as oportunidades estão em todas as áreas, depende da capacitação e desempenho de cada um, o que pode permitir uma melhor adaptação em outra área de trabalho.

Salário médio

A média dos salários das profissões que mais abriram vagas na primeira metade do ano é de pouco mais de um salário mínimo. A ocupação com o maior salário (veja tabela) é a de assistente de vendas, com rendimento médio de R$ 1.270,23 na contratação. Mesmo assim, Schmoeller afirma que nos últimos quatro anos os salários médios têm crescido acima da inflação. Este é um dos fatores que motiva a troca de emprego e a busca por melhores remunerações, o que aumenta a rotatividade – outro sinal do pleno emprego.

A supervisora do Sine de Blumenau, Sandra Regina Alves da Silva Schatz, diz que a abertura de vagas no primeiro semestre mostra o aquecimento do mercado. Foram 803 novos postos entre janeiro e junho, sendo 445 de aumento e 358 de reposição.

– É um dado extremamente positivo. Tem muita empresa abrindo, crescendo, mas o grau de exigência também está alto, por isso é preciso se capacitar – avalia Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário