quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ser professor é gostar da vida, afirma Maria José

Foi uma entrevista de 30 minutos, no dia do Professor, terça-feira pela manhã (15/10), na rádio Nereu Ramos. 

Questionada pelo jornalista Paulo César, o PC, a pró-reitora de Ensino da FURB, professora Maria José Domingues respondeu a várias perguntas sobre a missão do professor, os conflitos dentro da sala de aula (cada vez menos atrativa e concorrendo com a tecnologia) e sobre a qualificação profissional e a (re)valorização do professor na sociedade (que passa por melhor remuneração). "No passado era um orgulho ser professor", disse a filha de pais professores.

A manezinha de Florianópolis, há 23 anos em Blumenau, explica sua trajetória no magistério, desde quando dava aula de piano clássico até chegar na FURB, onde até pouco tempo foi diretora do Centro de Ciência Sociais Aplicadas antes de aceitar o desafio de assumir a Proen (27/6). 

Para Maria José, ser professor "é gostar da vida e querer compartilhar essa vida com outras pessoas, sempre na esperança de algo melhor, de transformar sua realidade e de trazer alegria e felicidade. É isso que buscamos. A educação nos dá uma vida melhor, para nós e para nossa família".  

Com isso em mente, ela entende que o professor alcança seus objetivos ao adotar uma postura "mais humilde, curiosa e interativa com os alunos". Ouça a entrevista completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário