quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Reitor avalia Enade e futuro da FURB


O reitor João Natel disse ao vivo, hoje, na rádio Nereu Ramos, que a FURB comemora os resultados do Enade, mas que ele representa 20% do conceito global, que passa ainda pela avaliação do corpo docente, organização do currículo,  entre outras questões, que devem incrementar as boas notas atribuídos no exame dos estudantes, ainda este ano. 

"Isto representa um reflexo importante da qualidade do ensino de graduação", afirmou, lembrando outros rankings, como o RUF (Folha), em que a FURB passou da posição 66 para 59, especialmente por dois fatores: internacionalização e inovação/pesquisa.

PC aproveitou para ampliar os questionamentos, nos 34 minutos de entrevista. Sobre a UFSC, o reitor rebateu a tese de que a vinda da UFSC poderia ser uma ameaça para a FURB. "Na verdade, fortalece Blumenau como um pólo do conhecimento", diz. E novamente desfez o mito de que a parceria com a UFSC seria para salvar a FURB. "A saúde financeira da Universidade está estável, recuperamos a capacidade de investimento, vamos entregar o novo Ambulatório Universitário (na Samuel Morse) em novembro, assim como o Hospital Veterinário, a finalização do bloco S (campus 1)".  

Questionado sobre a ampliação do Hospital Universitário (Hospital-Dia), o reitor reafirmou que a FURB não pode assumir sozinha o equipamento, cobrando apoio das prefeituras da regiao e do governo do Estado para viabilizar o projeto de um equipamento para emergências e traumas, como já divulgado.

Professor Natel ainda adiantou algumas novidades das comemorações de 50 anos da FURB em 2014 e anunciou a aplicação da proficiência em inglês na graduação (no início opcional). 

E reafirmou seu compromisso de analisar um eventual projeto de reeleição apenas ano que vem, defendendo o surgimento de novas lideranças que priorizem o futuro da universidade. Após encerrar seu mandato, ele admitiu que poderá alçar vôos político-partidários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário