quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ranking de conteúdo acadêmico de SC na internet

Saiu no EstadãoHarvard, Stanford e MIT lideram o Webometrics de 2013A USP caiu cinco posições e agora ocupa o 19.º lugar em um ranking mundial de universidades que avalia a produção e a publicação de conteúdo acadêmico na internet. 

O levantamento, feito pelo Laboratório de Cibermetria, do Centro de Ciências Humanas e Sociais do governo espanhol, analisou mais de 21 mil instituições de ensino.

No Brasil, a USP ocupa primeiro lugar. 

O Blog apurou que entre as universidades de Santa Catarina, a UFSC ocupa a quinta posição nacional (foi segunda em julho 2012), seguida de Udesc (26), Univali (44), FURB (54) , Unisul (56), Unesc (80), Unoesc (107), Unochapecó (109), Universidade do Contestado (169), Univille (204), Uniplac (247) e Unifebe (253). E mais: no rankink divulgado em  julho de 2012, a FURB aparece na posição 123, ou seja, ao que indica está evoluindo no ranking, apesar das oscilações que afetam todas as IES. 

O ranking leva em consideração o volume de conteúdo divulgado na web, a visibilidade e o impacto das publicações na rede. Além disso, aspectos como qualidade das políticas de edição eletrônica, livre acesso e transparência também são avaliados. 

A pesquisa tem como principal objetivo promover o acesso eletrônico a publicações científicas e a todos outros tipos de materiais acadêmicos. Veja a relação nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário