segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Repercussão do Enem

Em artigo no DC de sábado, o secretário estadual da Educação pede cautela para analisar resultados do Enem, exame em que a Etevi novamente ficou bem pontuada como a melhor escola pública municipal em SC. Os 3 jornais da RBS destacaram a posição da escola, como o Santa

Leia o artigo de Eduardo Deschamps, intitulado "Discussões do ensino médio":

Na semana em que o MEC divulga o resultado do Enem 2011 por escola foi finalizado o documento com propostas de melhoria do ensino médio, cuja versão a ser ainda aprovada pelos secretários em plenário do Consed será entregue ao ministro da Educação no início de dezembro. A partir do resultado, serão realizadas mudanças no ensino médio, que passa por amplo debate de reformulação em nível nacional.

É importante analisar os resultados do Enem com cautela, pois o mesmo é um instrumento de avaliação individual do aluno, para acesso à universidade. Deve-se considerar que a não apresentação dos resultados de escolas com menos de 50% de participação deixou de fora da classificação mais de 600 escolas da rede estadual e outras da rede privada. Como o ensino médio é muito diversificado, os resultados do Enem, na forma de classificação por escolas, podem conter distorções. Neste sentido, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) demonstra um resultado muito mais representativo.A primeira meta do Estado continua sendo a de igualar indicadores de qualidade da rede pública ao da rede privada e depois aos dos países desenvolvidos. Diversas ações vêm sendo feitas em SC para elevar os índices, entre elas a implantação gradativa dos programas de ensino médio integral e inovador e a ampliação das vagas em cursos profissionalizantes. Mais de R$ 250 milhões serão aplicados na melhoria de infraestrutura dessas escolas.
Em 2013, os professores do ensino médio da rede estadual receberão tablets para uso em sala de aula, e as escolas, lousas digitais. Também está sendo projetado um programa de formação de professores, que inclui estágios no exterior. Cabe lembrar que, no início de dezembro, serão chamados 2 mil professores aprovados em concurso e deverá ser finalizada a proposta de revitalização da carreira do magistério. Tudo isso dentro do Pacto pela Educação de SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário