quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Oposição (e mulheres) vencem na UFSC

                       Roselane virou a eleição em que favorito era Paraná, vice-reitor atual. (Foto:Flávio Neves / Agencia RBS)

Roselane e Lúcia, eleitas reitora e vice-reitora, assumem em 10 de maio o comando da UFSC até 2016. 


Imprensa repercutiu bastante a eleição em segundo turno, anunciada ontem à noite. 

Diário Catarinense traz chamada de capa  e vídeo da primeira mulher a comandar a Federal.


Recorde, abaixo, posição da eleita sobre a federalização da FURB, o processo de incorporação pela UFSC e a defesa pela criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí. . "Antes de ter UFSC em Blumenau, temos que ter a UFVI", disse Roselane antes da eleição.

Acompanhe, também no Facebook, a repercussão em torno das declarações dela e sobre a sua vitória, com participação de professores e alunos da FURB, desde o dia 7 de novembro: 

Nossa candidatura reafirma a luta da comunidade da FURB com a bandeira da Federalização da FURB, com a criação de uma nova federal na região. Em nossa universidade, infelizmente, essa discussão não tem sido feita nos órgãos colegiados devidos, como por exemplo, em nosso Conselho Universitário. Não podemos ser reféns do MEC, temos que agir de forma a fazer valer nossa autonomia universitária. A nova federal deve gozar de liberdade e autonomia. Não cabe a UFSC instalar um campus em Blumenau, indo contra a bandeira histórica de luta pela federalização e ferindo a autonomia da comunidade da FURB. O Reitor ou Reitora da UFSC devem ser independêntes a partidos, grupos e governos para interceder junto ao Governo e colocar a importância de ouvir as pessoas... De forma resumida nosso posicionamento é:
1- A expectativa da comunidade acadêmica e da sociedade era federalização da Instituição, com a criação da Universidade Federal no Vale do Itajaí. Esta é a proposta que vamos continuar perseguindo.
2- Nossos compromissos com as comunidades da FURB e da UFSC serão construídos com base em diagnósticos transparentes e no diálogo para definirmos em conjunto o que fazer e como fazer.
Abraços a todos e todas.
 ·  ·  · 7 de Novembro às 16:44

    • Jorge Eduardo Scarpin Ou seja, professora Roselane Lucia Reitoria, sua bandeira é pela não vinda da UFSC para Blumenau junto com a FURB e sim dar apoio político à UFVI.
      Entretanto, o MEC anunciou uma extensão da UFSC aqui em Blumenau. Esta extensão não viria? Ou viria sem a FURB? Fiquei com esta dúvida.

      7 de Novembro às 16:49 · 

    • Roselane Lucia Reitoria Este anúncio do MEC não pode ser superior a nossa autonomia universitária. Por isso a importância disso ser discutido em nosso Conselho Universitário. O que está se fazendo é tocando a toque administrativa (Reitoria) uma coisa que é extremamente política e deve passar pelo CUn. Não podemos ser refèns do MEC.
      7 de Novembro às 16:51 ·  ·  3

    • Jorge Eduardo Scarpin Então a senhora defende uma não obediência a esta determinação do MEC de vir para Blumenau, visto a UFSC ter autonomia universitária?
      7 de Novembro às 16:53 · 

    • Roselane Lucia Reitoria Isso mesmo. Antes de ter UFSC em Blumenau, temos que ter a UFVI.
      7 de Novembro às 16:56 ·  ·  2

    • Jorge Eduardo Scarpin Entendi, obrigado pelo esclarecimento. Por esta proposta, teria meu voto se fizesse parte da comunidade da UFSC.
      7 de Novembro às 16:58 ·  ·  2

    • Edison Lucas Fabricio Obrigado professora Roselane Lucia Reitoria por atender meu pedido para enunciar suas posições aqui no grupo. Por mais que nossa comunidade academica não possa influenciar na eleição para a reitoria da Ufsc, é bom saber que como candidata estejas consciente de nossas demandas.
      7 de Novembro às 17:05 ·  ·  1

    • Oklinger Mantovaneli Júnior Professora Roselane Lucia Reitoria, estamos felizes com sua postagem aqui. Precisamos muito conhecer a posição da UFSC e como a nossa proposta caminha ai em Florianópolis. Obrigado pela postura respeitosa. Contamos, oportunamente, com sua visita aqui em Blumenau para conversar pessoalmente conosco. Um grande abraço.
      8 de Novembro às 02:07 ·  ·  2

    • Oklinger Mantovaneli Júnior Parabéns pela vitória, profa.Roselane Lucia Reitoria
      há 14 horas ·  ·  1

    • Marcus Marques de Moraes Parabens pela vitória, Dra.Roselane Lucia Reitoria
      há 14 horas ·  ·  1

    • Jorge Eduardo Scarpin Ou seja sem vagas federais em 2012 via ufsc.
      há 14 horas via celular · 

    • Marcus Marques de Moraes Que sejam elas as sementes da FURB FEDERAL!
      há 14 horas · 

    • Jorge Eduardo Scarpin tomara que o debate ganhe forma agora.
      há 14 horas via celular · 

    • Jorge Eduardo Scarpin Marcus pelo que ela já disse a ufsc não vem para cá então não vai ter embrião aqui da ufsc para nada. Ela vai se limitar ao apoio político para a ufvi e nada mais.
      há 14 horas via celular · 

    • Marcus Marques de Moraes Ao meu ponto de vista, um ponto de partida e novas perspectivas de luta!
      há 14 horas · 

    • Jorge Eduardo Scarpin Eu diria que uma mudança de rumo. Se bom ou ruim só o tempo vai dizer.
      há 14 horas via celular · 

    • Marcus Marques de Moraes Concordo.
      há 14 horas · 

    • Lorena De Fátima Prim è isso aí, esperamos boas novidades agora, com a vitória da Roselane Lúcia para a UFSC! Parabéns à Reitora eleita.
      há 14 horas · 

    • Jorge Eduardo Scarpin Agora tudo vai ficar congelado até meados de 2012 quando a nova reitora ficar a par da nova realidade que a cerca. Que seja para o bem de todos.
      há 14 horas via celular · 

    • Marcus Marques de Moraes Será tempo de organização e mobilização. Vamos convidá-la para vir aqui conhecer a FURB, ou melhor, reforçar o convite!
      há 14 horas · 

    • Edison Lucas Fabricio Parabéns professora Roselane Lucia Reitoria, pela vitória.
      há 14 horas · 

    • Valmor Schiochet Com esta disposição mais o apoio do Fórum Parelamentar com a100 mil na LOA 2012 o movimentoFURB Federal tem nossos desafios e perspectivas.
      há 13 horas ·  ·  3

    • Lorena De Fátima Prim É isso aí Valmor, a luta continua...
      há 13 horas · 

    • Jonathan Gumz Olha só rapaziada aqui do grupo, hoje foi um dia histórico na UFSC. O Paraná, atual vice reitor e candidato da situação tinha fechado o primeiro turno com 45% dos votos. Todos acreditavam que seria tranquilo para ele se reeleger. Mas aRoselane Lucia Reitoria fez uma campanha como se deve: sem prometer favorecimentos ilícitos, apenas mostrando propostas e sabendo o que queria fazer como reitora. Assim ela mobilizou os estudantes das engenharias (como eu) e da universidade como um todo, e fomos nós que elegemos ela, os estudantes. Isso pode não parecer muito importante para vocês, assim como a Furb ser da UFSC ou não também não interessa pro pessoal da UFSC (eu me importo porque sou de Blumenau, mas a maioria não liga mesmo), mas a Roselane sabe demonstrar sua opinião perante o MEC e partidos políticos, e ela ouve os alunos. Podem contar com ela para ajudar na Furb Federal, de maneira ativa, que é como ela trabalha.
      há 13 horas ·  ·  3

    • Edson Ricardo Junior Que bom, contamos com a sua ajuda então!
      há 12 horas ·  ·  1


                                      Foto de campanha de Roselane e Lúcia, postada no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário