Roselane virou a eleição em que favorito era Paraná, vice-reitor atual. (Foto:Flávio Neves / Agencia RBS)
Roselane e Lúcia, eleitas reitora e vice-reitora, assumem em 10 de maio o comando da UFSC até 2016.
Imprensa repercutiu bastante a eleição em segundo turno, anunciada ontem à noite.
Recorde, abaixo, posição da eleita sobre a federalização da FURB, o processo de incorporação pela UFSC e a defesa pela criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí. . "Antes de ter UFSC em Blumenau, temos que ter a UFVI", disse Roselane antes da eleição.
Acompanhe, também no Facebook, a repercussão em torno das declarações dela e sobre a sua vitória, com participação de professores e alunos da FURB, desde o dia 7 de novembro:
Nossa candidatura reafirma a luta da comunidade da FURB com a bandeira da Federalização da FURB, com a criação de uma nova federal na região. Em nossa universidade, infelizmente, essa discussão não tem sido feita nos órgãos colegiados devidos, como por exemplo, em nosso Conselho Universitário. Não podemos ser reféns do MEC, temos que agir de forma a fazer valer nossa autonomia universitária. A nova federal deve gozar de liberdade e autonomia. Não cabe a UFSC instalar um campus em Blumenau, indo contra a bandeira histórica de luta pela federalização e ferindo a autonomia da comunidade da FURB. O Reitor ou Reitora da UFSC devem ser independêntes a partidos, grupos e governos para interceder junto ao Governo e colocar a importância de ouvir as pessoas... De forma resumida nosso posicionamento é:
1- A expectativa da comunidade acadêmica e da sociedade era federalização da Instituição, com a criação da Universidade Federal no Vale do Itajaí. Esta é a proposta que vamos continuar perseguindo.
2- Nossos compromissos com as comunidades da FURB e da UFSC serão construídos com base em diagnósticos transparentes e no diálogo para definirmos em conjunto o que fazer e como fazer.
Abraços a todos e todas.
Foto de campanha de Roselane e Lúcia, postada no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário