quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Federalização: conquistas e desafios


Leia sobre a visita do reitor João Natel ao MEC e o Informe do Comitê Pró-Federalização da FURB,  este divulgado ontem:

"Ao encerrarmos o ano, o Comitê Pró-Federalização da FURB julga pertinente uma breve reflexão sobre as nossas conquistas e desafios. Em 2011, o fato mais relevante foi o anúncio, a 16 de agosto, da inclusão de Blumenau e da nossa Universidade no plano de expansão do ensino público superior federal, através da instalação de um campus da UFSC. Nossa tarefa, agora, é viabilizarmos este processo com o resguardo dos direitos daqueles que compõem a comunidade universitária.
Neste sentido, participamos que o Comitê fez-se presente à sessão do Conselho Universitário da UFSC, realizada ontem, cuja pauta incluiu a proposta de implantação dos primeiros cursos em Blumenau. Avaliamos como positiva a discussão, especialmente porque as manifestações dos membros do Conselho revelaram disposição para enfrentarmos, conjuntamente, as questões incontornáveis para o encaminhamento do processo.
Por consequência, reiteramos a importância da realização de um estudo jurídico que respalde a integração das duas instituições, à luz das diretrizes definidas no plebiscito de maio de 2008. O mencionado documento compõe o tripé da estratégia política do Comitê para a interlocução com o governo federal. Os outros dois trabalhos, quais sejam, o levantamento comparativo de custos entre a nossa Universidade e as da rede federal, bem como a proposta das diretrizes institucionais da FURB Federal, foram realizados e entregues neste ano às autoridades pertinentes.
Para a efetivação de tais estudos, o Comitê apresentou projetos de financiamento à representação parlamentar catarinense, acolhidos pelos deputados federais Cláudio Vignatti e Décio Lima. As emendas ao Orçamento da União, no valor de R$ 100 mil cada uma, foram aprovadas e liberadas à FURB para execução.
No presente contexto, o Comitê considera relevante, para o próximo ano, um planejamento estratégico com ênfase nas ações políticas requeridas para a consecução dos nossos objetivos, o que realizaremos em data e local a serem oportunamente anunciados".


Nenhum comentário:

Postar um comentário