sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visão sindical

Diretoria do Sinsepes assina nota sobre a UFVI afirmando que "não há motivo para preocupação dos servidores":

O Sinsepes compõe o Comite Pró Federalização da Furb e apóia a posição da comunidade regional expressa através do plebiscito realizado em 2008. Nesta, torna-se muito evidente o desejo de que a Furb seja incluída no processo de instalação de uma universidade federal no Vale do Itajaí e que a cedência da estrutura física, do pessoal e a transferência dos estudantes tornem imediato o funcionamento da nova universidade partindo da estrutura e competência já existente na nossa FURB. A partir daí a mudança do sistema de financiamento, não dependente das mensalidades dos estudantes, e a integração ao sistema federal de ensino superior garantiriam a evolução institucional demandada pela comunidade, neste novo contexto, rompendo com os limites regionais.



Obviamente, o caminho para a concretização de nossos objetivos não é simples. Em novembro de 2009 tivemos considerável avanço com a realização de Conferência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal em Blumenau. Na oportunidade, representantes do MEC, da UFSC, da FURB (incluindo Reitoria, trabalhadores e estudantes), entre outros, puderam expôr seu ponto de vista com relação ao Projeto que tramita no Senado e dialogar com a relatora, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), quanto aos encaminhamentos. A representação do Sinsepes deixou claros os benefícios de se utilizar a experiência e competências da FURB e seus servidores na implantação da universidade federal em Blumenau. A proposta defendida pelo Sinsepes é utilizar o mecanismo de cedência para que os servidores passem a trabalhar e ser remunerados pela União, mantendo-se vinculados ao poder público municipal. A aprovação na Câmara de Educação do Senado, recentemente noticiada pela imprensa, refere-se aos encaminhamentos acordados nesta Conferência em Blumenau.


O Sinsepes reitera que a tramitação do Projeto no Senado é importante passo político, no entanto não significa a efetiva instalação da universidade federal neste momento, portanto não há motivo para preocupação dos servidores. As condições jurídicas da federalização da FURB serão objeto de estudo a ser implantado ainda neste semestre e que apontará as alternativas efetivas para manutenção do emprego dos servidores, conforme acordado em diferentes fases do processo. Assim, continuamos trabalhando na perspectiva do aproveitamento dos servidores da FURB e sua cedência para a universidade federal a ser instalada, em momento algum abandonando essa posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário