quarta-feira, 14 de abril de 2010

Universidade Federal avança

A região de Blumenau amanheceu com a notícia de que os senadores aprovaram, de maneira conclusiva, a Universidade Federal do Vale do Itajaí. Agora a matéria vai para a Câmara dos Deputados.

Santa (pág. 4 e Opinião) e Folha de Blumenau (notinha) registraram a novidade. Não deu outra. Jornalismo da Rádio Nereu Ramos (que promete postar a gravação da entrevista, hoje à tarde), colocou o reitor Eduardo Deschamps e o coordenador do comitê FURB Federal, Valmor Schiochet, a falarem 1h40min a respeito do movimento iniciado em 2002. 

Deschamps foi requisitado também pelo Jornal do Almoço da RBS TV. Ao vivo, da FURB, o Reitor frisou a importância da conquista para o desenvolvimento da região, a oferta do ensino gratuito e lembrou dos projetos em andamento para viabilizar a parceria com a governo federal, a longo prazo.

E, acima de tudo, procurou tranquilizar os servidores, porque na matéria do Santa é atribuída à senadora Ideli Salvatti uma declaração que gerou sobressalto na academia.

A criação da Universidade Federal do Itajaí abre espaço para  incorporação de patrimônio da FURB, alunos e servidores. Mas Deschamps foi veemente ao descartar a hipótese de qualquer precarização na relação da nova universidade com os servidores da FURB. Ou seja, qualquer proposta de parceria passa, necessariamente, pela manutenção do quadro atual através de repasses financeiros do governo federal à prefeitura de Blumenau.

Leias as matérias do Santa ( e Opinião) -  que lamentavelmente não buscou a declaração do Reitor -  e a nota da Folha.

Ouça a entrevista na rádio Nereu (não há previsão, pois o material está na edição).

Na RIC Record, Alexandre José leu trechos da matéria do JSC.

2 comentários:

  1. Michel, parabéns pelo post e pela iniciativa de buscar a declaração dos envolvidos.

    A declaração da Ideli está um tanto quanto vaga: "alguns" poderão permanecer fazendo parte da Universidade e outros não? Com base em que seria feita esta escolha, se todos foram concursados de forma igual?

    Esperaremos agora o desenrolar da questão, da forma mais justa para todos.

    Um abraço,
    Márcia Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho tido uma curiosidade; por que tem se tentado criar a versão de que o movimento FURB Federal iniciou em 2002, pois se como todos sabem essa idéia nasceu com a própria FURB, e teve vários momentos de força ao longo da história, com a participação de várias personalidade da academia e da sociedade? A quem interessa essa tentativa de apagar o passado e difundir a versão que o movimento é recente?

    ResponderExcluir