terça-feira, 27 de abril de 2010

Fora de estação

Jornal do Almoço local da RBS TV, hoje, fez várias chamadas e foi na bucha. Numa sacada da Prefeitura de Blumenau (provavelmente do bunker da Defesa Civil - 4o. andar), questionou da Professora Dra. Beate Frank, executiva do Comitê do Itajaí, de quem é a responsabilidade pela manutenção da estações telemétricas, algumas delas fora de operação e, portanto, sem repassar informação para a defesa civil.

"A responsabilidade é de quem é o proprietário das estações, ou seja, o governo do estado, que instalou as estações em convênio com a FURB". Mas, apesar de constantemente cobrada, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável ainda não definiu "o arranjo institucional" necessário para gerenciar as estações com a eficiência necessária. Segundo ela, tem uma empresa de São Paulo para fazer esta manutenção e, inexplicavelmente não está acontecendo como se deseja. Na visão dela, "aparentemente o problema não é falta verba". Admitiu que "pode ser político", ao aceitar indagação final de Joelson.

Ou seja, ficou claro, inclusive para o apresentador, a necessidade urgente de as autoridades estaduais sentarem com os representantes do comitê e da Universidade para definir os papéis nesta parceria. Perde a sociedade com adiamento dessa solução, pois o Vale carece de informações para que a Defesa Civil tome decisões rápidas e competentes. "Porque hoje não há responsabilidade clara pela manutenção da estações", alerta Beate.

Confira no site do comitê. Foi a partir dali que o Joelson escancarou a situação, inclusive ontem, no stúdio. http://www.comiteitajai.org.br/alerta/

Recorda-se que em abril de 2009 o jornalista Francisco Fresard, do Santa, já alertava para o impasse entre os técnicos na telemetria e nas medições do nível do rio na bacia do Itajaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário