terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Elefante branco e forças contrárias à federalização

Indignado, engenheiro João Ivo Girardi rebate hoje, em artigo no Santa, argumentos do colunista Cezar Zillig. "Fiquei ofendido, como professor desta instituição por 35 anos, quando chama a Furb de elefante branco (...), afinal ela não é uma obra pública sem utilidade". 
Na seção de Cartas do jornal, há cinco novas manifestações sobre a federalização.
Tese que voltou a ser defendida hoje, em plenário e pela TVL, pelo vereador Marco Wanrowski, ao relatar reunião do comitê, na FURB. Considerou o encontro produtivo ao reafirmar que a luta continua em 2013, buscando o diálogo com o MEC e a UFSC em favor do Vale do Itajaí, numa causa suprapartidária. Vanderlei de Oliveira, que também esteve na reunião do comitê, concordou com o discurso.
No Facebook, o professor Marcos Mattedi puxou um longo e caloroso debate em torno da tese de que a elite (e outras forças, como a "imprensa alienígena") são contra a federalização da FURB.

Um comentário:

  1. É mesmo um desrespeito e uma afronta para com todos os Funcionários desta Instituição "Universidade" Educacional de Ensino Superior e Médio, que uma pessoa de fora e que parece-me, sabe muito pouco ou quase nada sobre sua história, e comparar a mesma à um "Elefante Branco", pergunto: Sabe ele qual a definição do termo "Elefante branco", quando dirigido à uma Instituição Pública?
    Para começo de conversa a FURB não se trata de nenhum Megaloprojeto Arquitetônico, construído e gerido pela União, enquanto Governo Federal, Estadual ou Municipal, onde nada acontece, ou pior onde nada existe à não ser o bendito Prédio vazio, completamente ocioso, destruindo-se com o tempo sem que ninguém se importe ao menos em mantê-lo em condições de uso, uma vez que o dinheiro Público foi utilizado para construí-lo, mediante um "Projeto", portanto mediante um bom argumento para sua construção que viria a beneficiar uma Cidade, em algum lugar qualquer, mas que foi abandonado, pelos representantes públicos que deveriam zelar pelo mesmo, mantendo-o em condições para pelo menos poder ser usado em outra coisa que viesse à beneficiar a Cidade da mesma forma.
    Quanto à FURB trata-se de uma Instituição Educacional Superior que nasceu de ideais nobres daqueles que lutaram para que ela pudesse existir e servir à Comunidade onde esta inserida e às Cidades circunvizinhas ao Município de Blumenau, portanto se ela não tem o seu potencial utilizado na sua totalidade é porque seus Administradores não estão de alguma forma pensando a FURB como deveria o que é uma pena.
    Mas, a FURB enquanto Universidade tem prestado muitos Serviços de Extensão para Comunidade em Geral e à Industrial bem como aos Municípios circunvizinhos ao Município de Blumenau onde a mesma esta inserida à 48 Anos, ensinando, e fazendo a diferença, é claro isto graças aos seus Funcionários, desde o mais alto escalão do Ensino Superior até o mais simples prestador de Serviços à ela vinculados. O Prédio sem essas importantes “Peças” nada seria, pois se trataria apenas de um amontoado de pedras, tijolos e cimento.
    Foram pessoas visionárias como aquelas no ato de sua Fundação, que tentam hoje à todo custo pleitear junto aos órgãos Públicos Federais a sua Federalização, afinal o “Bebê” cresceu, aprendeu, formou-se e esta pronto à seguir em frente, tornou-se forte demais para que alguém mais fraco possa segurá-lo, e mantê-lo tornou-se um exercício árduo, seus muitos Administradores que por ela passaram fizeram acertos, mas também erraram redondamente em suas tomadas de decisões, pelo simples fato de cercarem-se as vezes de pessoas pouco comprometidas com a História ou com a sobrevivência desta Instituição que tantos benefícios trouxe à toda a Região com a sua Criação em meados de 05 de março de 1964, por uma Lei Municipal como fruto de um movimento comunitário, foi promulgada, através da Lei Municipal Nº 1233, a qual criou a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, vindo à contribuir para o desenvolvimento da região, rompendo com a monopolização do ensino superior exercido pela Capital do Estado.
    Então a FURB, esta muito longe de ser um“Elefante Branco”...
    Caso ainda haja qualquer dúvida á respeito é bom que quando nos propusermos a falar alguma coisa que pelo menos procuremos nos inteirar dos fatos para então fazermos qualquer Crítica ou comentário sobre algo, aqui esta o Link para aqueles que ainda não conhecem a História desta Instituição.
    http://pt.scribd.com/doc/36178017/HISTORIA-DA-FURB

    ResponderExcluir