quinta-feira, 3 de maio de 2012

Empossados mais 18 docentes efetivos

Mais 18 professores, aprovados em concurso público, tomaram posse, hoje pela manhã, no quadro efetivo da FURB. Em cerimônia no auditório da Biblioteca Universitária, o reitor João Natel assinou as portarias, cumprimentou cada docente e entregou o "pin" com a logomarca da instituição. 

Participaram do evento, ainda, a vice-reitora Griseldes Boos, os pró-reitores Udo Schroeder (Administração), Maurício Capobianco Lopes (Graduação/Ensino Médio/Profissionalizante) e Marcos Rivail da Silva (Pós-Graduação/Pesquisa/Extensão/Cultura) e o novo chefe da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), Fúlvio César Segundo. 

No discurso de boas-vindas, Natel reiterou a postura desta gestão pelo aumento do quadro efetivo: "Vamos avançar ainda mais trabalhando na direção de três alvos: redução no número de professores temporários; aumento de docentes no tempo integral (há Resolução em andamento na Reitoria); e definição da Universidade que queremos a partir da revisão do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) que envolve toda comunidade acadêmica e externa, de maneira legítima, democrática e transparente em favor da Universidade de Qualidade". 

Para o reitor estas ações são fundamentais para dar conta de duas questões evocadas com frequência, ontem, no encerramento da primeira reunião presencial do novo PDI que debateu missão, valores e visão: "a FURB deseja ser mais reconhecida, através de nosso trabalho com mais qualidade, e deseja mais comprometimento de todos da comunidade acadêmica em fazer desta universidade um motivo de orgulho".

João Natel entende que é necessário a FURB assumir, efetivamente, o papel de Universidade que é o de gerar conhecimento. Desta forma, reiterou que a Gestão dará ênfase ao fortalecimento dos programas "stricto sensu", ou seja, à implantação de novos cursos de mestrado e doutorado, que propiciam a formação de pesquisadores. A idéia é equilibrar os cursos pelas sete unidades de ensino superior. Citou especialmente os casos do CCJ (em andamento com mestrado em Direito e que em 2013 começa o Dinter) e do CCS, onde estão previstos dois mestrados na área de Saúde.

E enalteceu o trabalho dos professores temporários. Em especial, lembrou da Medicina Veterinária, curso que foi alavancado, em sete anos, com apenas um professor do quadro, demonstrando comprometimento, profissionalismo e crença na perspectiva de ingresso na carreira, o que ocorreu hoje com a posse de sete professores do curso no quadro efetivo: Ana Lúcia de Carvalho Rosa Pascoli, Eleine Kuroki Anzai, James Oliveira de Aquino, Joelma Lucioli, Luís Fagner da Silva Machado, Sílvio Luiz Negrão e Thiago Neves Batista. 

Demais professores empossados: Carlos Eduardo Dacin Lavarda  e Paulo Roberto da Cunha (Contabilidade); Dominique Vieira Coelho dos Santos (História e Geografia), Edison Alexandre Cardoso, Keila Zaniboni Siqueira Batista, Luís Olímpio Menta Giasson, Rafael Kremer e Sara Cristiane Baraúna (Ciências Naturais), Márcia Regina Bronnemann e Roberto Fabiano Rossbach (Artes) e Márcia Regina Barcellos Vianna Vanti (Matemática).  

Trechos de destaque na fala dos pró-reitores, após apresentarem  estruturas:

Udo Schroeder - Deve sair este ano o projeto de reestruturação da DTI para enfrentar a grande demanda por tecnologia. E haverá reforço nas áreas de Saúde Ocupacional e de atendimento aos servidores, alunos e terceiros, pelas vias presencial e virtual. 

Marcos Rivail: convite para que os novos docentes acessem com frequência os editais para que se realizem como professores de graduação e, em especial, como pesquisadores, dentro da nova visão da FURB que apostará cada vez mais no "stricto sensu", diferenciando-se efetivamente de outras instituições que focam na graduação.

Maurício Capobianco: pediu que valorizem o fato de estarem numa instituição que é realmente uma universidade com ensino, pesquisa, extensão e cultura. "À FURB interessa não só formar um aluno especialista como um ser humano integral, autônomo, com perspectiva de progredir na vida. Cuidem bem da carreira de nossos alunos". 

Empossados, da esq. p/dir.:

Medicina Veterinária
Contabilidade
História/Artes
Ciências Naturais 


obs: a professora de Matemática assume
à tarde, na DGDP. 
Fotos: do editor. 
CLIQUE SOBRE AS IMAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário