quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mestrado em Direito une três universidades da Acafe

Cesar Wolff, Paulo Cruz, Ronaldo Uller, Günther Pertschy, Amândia Borba, Mário dos Santos, João Natel, Antônio Marchiori, Marcos Rivail e Valdir Cechinel, diante do quadro dos pescadores, de Mykalla (1978), no hall da Univali, após assinatura do convênio. 
Começam em abril as aulas do Mestrado em Ciência Jurídica conveniado entre a FURB, a Unifebe e a Univali, que ficará responsável pela coordenação acadêmica do curso, observadas as recomendações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  Serão abertas 25 vagas para a seleção dos candidatos, em março. O convênio assinado hoje pelos reitores João Natel, Günther Lother Pertschy e Mário Cesar dos Santos, respectivamente, prevê 19 vagas para docentes da FURB e 6 para a Unifebe. As aulas serão oferecidas em Itajaí e Blumenau.
Os três reitores destacaram o “momento histórico” da cooperação firmada entre as três instituições do Sistema Acafe para qualificar o corpo docente da FURB e da Unifebe. “A partir deste convênio, que é um marco, poderemos identificar outras áreas para cooperação, inclusive de extensão. A própria Univali tem interesse em ampliar a titulação dos seus docentes”, afirmou o reitor Mário Cesar dos Santos, ao abrir a solenidade, em Itajaí.
O reitor João Natel agradeceu à Univali pela parceria. “A FURB deve muito ao seu curso de Direito, pela sua história e importância atual”, enfatizou. E abriu as portas da Universidade, lembrando da aguardada autorização final para oferta de mais dois doutorados (Desenvolvimento Regional e Ciência Ambiental) pela FURB. “Não somos competidores; somos parceiros para fortalecer o stricto sensu das instituições, num bom exemplo para a Acafe”, ressaltou Natel, para quem os concorrentes são aquelas “instituições predadoras”, sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento da região.
O reitor da Unifebe ainda lembrou da proximidade histórica com a FURB, na formação continuada. “Estamos honrados em participar desta cooperação que nos incentiva a crescer”,afirmou Brother Pertschy.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da FURB, Marcos Rivail, com a união das instituições “ganha a sociedade”. Ao mesmo tempo, enfatizou a oportunidade para abertura de novas parcerias. O diretor do Centro de Ciências Jurídicas da FURB, Antônio Marchiori, elogiou o convênio e colocou o CCJ à disposição das duas universidades, “nesse momento que também é um marco histórico para o curso de Direito da FURB, que vem recebendo importante apoio do professor Natel”.
Já o coordenador do curso na Univali, Paulo Cruz, destacou: “para nós é uma honra contribuir para este movimento estratégico e relevante de qualificação do quadro docente das nossas universidades, como deseja a CAPES, que acompanhará este projeto”.
Participaram da cerimônia, ainda, a vice-reitora Amândia Maria de Borba e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali, Valdir Cechinel Filho. E o assessor jurídico da Unifebe, Ronaldo Uller e o procurador geral da FURB, César Augusto Wolff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário