quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FURB: planos para 2012 e mobilização pela federalização

Cerca de 100 servidores prestigiaram, ontem à noite, a abertura da Formação Institucional,  no auditório do bloco J, oportunidade em que o reitor João Natel, a vice-reitora Griseldes Boos e os pró-reitores  António Chivanga (Proen),  Marcos Rivail (Propex) e Udo Schroeder (Proad), relataram as ações de 2011 e principais metas deste ano (na foto ao lado, em primeiro plano, da esq. p/dir.). 

Ao final, Natel abriu o debate em torno da proposta acadêmica protocolada pela UFSC no MEC, em dezembro, de um campus da Federal em Blumenau, em parceria com a FURB. A proposta gerou vários questionamentos e explicações. 
obs: as demais fotos de Eduardo Sofiatti estão no final do texto.

Orientar para excelência

Em seu discurso de três páginas, o reitor João Natel enfatizou a capacitação dos servidores, desde o reconhecimento da Universidade em 1986. No que se refere aos docentes, informou que 12 estão em fase de conclusão de doutoramento e outros sairão, ainda este ano, para doutorado e pós-doutorado. Pregou a gestão equilibrada das unidades, citando o empenho para tal no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), que em 30 meses terá mais 18 mestres e 12 iniciarão doutorado em 2013. "A longo prazo, buscaremos um programa próprio stricto-sensu", garante, estendendo este objetivo ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). "Para isto é preciso que este centro nos apresente sua proposta e condições que necessitam para que isto se concretize", afirmou. Das sete unidades, apenas estas duas não tem programas strictu-sensu.

Com o enfoque de que a pesquisa/extensão precisam de investimento, o reitor ressaltou que foi facilitada a redução de horas para docência e para aqueles com efetiva produtividade, poderem ter teto de 12 horas de ensino. Anunciou que trabalha com a perspectiva de que em breve, a FURB terá mais dois doutorados (Desenvolvimento Regional e Engenharia Ambiental ) e que "avançaremos na condição de melhores condições de trabalho para os docentes, com a ampliação do número daqueles em tempo integral". 

Das ações do ano passado, destacou a abertura de concursos públicos para docentes (80 vagas até o momento); internalização dos programas de lato-sensu (fim dos convênios nas especializações); descentralização do detalhamento e gerenciamento do orçamento em nível de unidades e sub-unidades; criação da Ouvidoria e da Divisão de Cultura; gestão do espaço físico através de conselhos de usuários; conclusão da primeira etapa do hospital universitário e saída do cadastro dos inadimplentes do governo federal. (Cadin); busca de recursos no governo de Estado e Município para viabilizar, em especial, o complexo da saúde do campus V; vários grupos de trabalho estão em atividade : política institucional de humanização e inclusão, política das licenciaturas, escritório de projetos, política de inovação, política de estagio; busca pelo retorno dos contratos temporários pela CLT. 

"Em síntese, no ano de 2011 as ações foram voltadas, em grande medida e esforço, para regularização de pendências financeiras, trabalhistas e acadêmicas", disse Natel.

AÇÕES PARA 2012

Em 2012, a gestão da FURB estará voltada, segundo Natel, para ações que propiciem condições organizacionais e legais que permitam orientar a instituição para a excelência. Citou, entre as metas:  

- Ensino superior gratuito – projeto UFSC-FURB;
- Revisão e regulamentação das leis;
- Revisão do plano de desenvolvimento institucional; 
- Conclusão das obras inacabadas (bloco S, Casa Salinger, Ambulatório Universitário,  Biotério, Hospital Veterinário);
- Consolidação do planejamento do espaço físico dos diversos campi da FURB;
- Concursos públicos para quadros docente e técnico-administrativo  (em 2011 foram abertas 80 vagas para docentes);
- Formulação de proposta de distribuição de atividades do pessoal docente e do quadro (enquadramento em tempo integral (ampliação)/dedicação exclusiva);
- Consolidação da FURB como prestadora de serviços e fortalecimento da relação com a comunidade;
- Reestruturação e fortalecimento da comunicação social.

"Os desafios não são apenas da gestão e sim de todos que formam nossa comunidade acadêmica e contamos com a participação efetiva de todos", concluiu.


Sobre as pró-reitorias: As extensas ações de 2011 e todas as metas apontadas ontem por cada pró-reitor, durante 30 minutos, podem ser acompanhadas, na íntegra aqui.


PARCERIA FURB/UFSC

O reitor João Natel informou que, em dezembro, a UFSC protocolou um documento no Ministério da Educação, com sua proposta acadêmica de um campus da Federal em Blumenau, em parceria com a FURB

Esta iniciativa da UFSC gerou uma série de questionamentos da platéia, alguns de insatisfação, como os postados hoje no Facebook na página "Sou pela FURB Federal". Na opinião do professor Oklinger Mantovaneli Jr, postada no face, " houve uma quebra de palavra por parte da UFSC".

O reitor foi enfático na explicação de que esta é uma proposta preliminar e, conforme as conversas mantidas com a UFSC, está aberta para análise e ajustes. Assim como reiterou que caberá aos grupos instituídos em dezembro fazer os estudos de viabilidade da parceria, em reuniões programadas para acontecer às quartas-feiras à tarde, respeitando-se a decisão do Consuni da FURB. 

Para Natel, a proposta da UFSC é um avanço, "mas não agrada 100% e deve ser reformulada".

Ele destacou que as decisões sobre a parceria serão influenciadas muito mais pelo componente político, cabendo à FURB estabelecer suas estratégias de ação como sendo uma causa de Santa Catarina, apoiada pela bancada catarinense em Brasília. Também considerando no cenário, ainda, a mudança do ministro da Educação e da Reitoria da UFSC, em maio. 

"Para a Reitoria é prioridade avançar nesta proposta apresentada pela UFSC", garante Natel, preocupado com os cursos não contemplados, com a cessão dos servidores e com a transferência dos alunos, como já amplamente noticiado aqui.

Para o coordenador do comitê FURB Federal e diretor do CCHC, professor Clóvis Reis, o foco deve continuar sendo da federalização total,  em três anos. "Não podemos federalizar meia FURB", afirmou. 



Segue um trecho da proposta da UFSC apresentada ao MEC:

"Cronograma de Execução da Implantação do Campus UFSC – Blumenau

ETAPA I: 2012.2 – 2014
Implantação dos Cursos :
1) Licenciaturas:
a)      Ciências : primeiro ciclo
                         Número de vagas anuais : 120
                         Número de semestres: 6
b)      Licenciaturas plenas:
·         Ciências Biológicas , Física e Química
                        Número de vagas anuais : 120
                        Número de semestres: 4
·         Informática
                          Número de vagas anuais : 80
                          Número de semestres: 9
·         Música
                        Número de vagas anuais: 40
                        Número de semestres: 9
2) Bacharelados
a)      Engenharia de Processos
                                Número de vagas anuais: 240
                                Número de semestres: 6
b)      Três áreas a definir
                                Número de vagas anuais: 240
                                Número de semestres: 4
c)       Curso de Design (Produto e Moda)
                                Número de vagas anuais : 80
          Número de semestres: 8

ETAPA II : 2014- 2015 ( total de 300 vagas ) – Cursos com duração de 08 e 09 semestres

Dando prosseguimento às ações para implantação de novos cursos no Campus UFSC-Blumenau, iniciar-se-ádurante o ano de 2012, em conjunto com o Centrode Ciências Sociais e Aplicadas  da FURB e o Centro Sócio-Econômico da UFSC  a discussão de projetos de ensino que apresentem também concepções inovadoras e que congreguem as áreas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. A partir da concepção pedagógica inovadora desses cursos, poderãotambém  ser implementados outros cursos que apresentem afinidade curricular com essa área e que estejam hoje vinculados a outros centros de ensino, inclusive cursos de licenciatura.  Para que a implantação desses cursos (ETAPA II) possa realmente ocorrer em 2014 é imprescindível que os projetos pedagógicossejam aprovados até março de 2013.

ETAPA III : A partir de 2016 (total de 400 vagas)
Como terceira etapa do processo,pretende-se:
1)      Implantar o curso de Direito – 100 vagas – curso realizado em 10 semestres;
2)      Construção dos projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde, de forma bastante cautelosa, após uma avaliação criteriosa da real demanda dos cursos dessa área no contexto do estado catarinense.  Considerando que todosos cursos da área da saúde da FURB também são ministrados na UFSC, seja no campus de Florianópolis, de Araranguá  ou de Curitibanos e que a possibilidade de construir projetos inovadores nessa área é mais restrita e complexa, hánecessidade de se implementar ações que viabilizem a oferta escalonada desses cursos para que não ocorra o comprometimento dos que foram implantados nas etapas I e II. Por essa razão, entende-se que essa etapa deve ser realizada num período mais longo, ou seja durante 5 anos. Os cursos da área da saúde são oferecidos em 8, 10 e 12 semestres.

Entende-se que ao final dessa terceira etapa, a maioria dos cursos da FURB terão sido incorporados ao Campus UFSC – Blumenau  e que  também outros cursos terão sido criados". 

CLIQUE SOBRE AS IMAGENS PARA AMPLIAR:




Nenhum comentário:

Postar um comentário