quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Intercâmbios e transferência de tecnologia

                                  Comitiva conheceu o processo de biometanização feito em Rostock, na Alemanha.


Reitor João Natel já começou a socializar a dirigentes e pesquisadores da FURB os planos gerados com sua viagem à Europa, integrando a comitiva da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, especialmente para estudar modelos de gerenciamento de resíduos sólidos. 


Já está marcada para hoje à tarde reunião com as engenharias. Natel gostou das visitas na Espanha e Alemanha  e vê perspectivas concretas de integração e até de pioneirismo. Ele elencou quatro vantagens das visitas para a FURB:

1) Cooperação firmada entre a FURB e a Universidade de Ciências Aplicadas Hochschule Neubrandenburg para intercâmbio de professores e estudantes e transferência de tecnologia em biogás/biometanização (energia limpa); 

2) Parceria entre a FURB e a Universidade Greifswald, especialmente nas áreas de saúde, Tecnologia, Direito, Ambiente e Cultura;

3) Adesão da FURB e de Pomerode ao estudo SHIP (medicina comunitária), da mesma universidade acima, criada em 1.456 - "será o único braço fora da Alemanha";

4) E a principal de todas: ser o braço acadêmico da AMMVI na questão do tratamento de lixo na região. "O governo brasileiro vai atacar essa questão investindo R$ 50 bilhões nos municípios que apresentarem plantas de tratamento, como essa que está sendo definida pelo consórcio AMMVI (14 municípios). A FURB é pioneira integrando-se a este estudo, uma oportunidade ímpar para criação de novas linhas de pesquisa e tecnologias". 


A comitiva visitou, ainda, a cidade de Borös (Suécia), onde já temos parceria com tratamento de lixo. No próximo dia 8 haverá uma Assembléia da AMMVI para definir qual modelo a ser adotado. 

Entenda a biometanização

Conforme estudo encomendado pela AMMVI, neste ano, sobre alternativas de aproveitamento energético para resíduos sólidos urbanos, o método mais indicado é a biometanização. Este processo assemelha-se à liberação natural de metano, através de um digestor que age sobre o resíduo decompondo-o até que se torne biogás (livre de gases ácidos). O biogás resultante da biometanização pode servir como fertilizante ou gerar energia elétrica, mecânica ou térmica, ajudando na redução dos custos de produção. Na Alemanha e Suécia, este gás é muito utilizado no fornecimento de água quente na rede pública e na frota de ônibus.


Mais links das visitas 

Gestores conhecem experiência espanhola em gerenciamento de resíduos sólidos
Comitiva visita empresa e recebe proposta de assessoria (tratamento de resíduos)
Prefeitos conhecem alternativas de energia renovável
Embaixada brasileira recepciona comitiva
Comitiva busca parceria com a Alemanha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário