Governador chega no campus 5. RIC Record vai exibir matéria completa à noite (19:50).
O governador Raimundo Colombo saiu impressionado da visita que fez, hoje cedo, às instalações do Complexo da Saúde da FURB, no bairro Fortaleza. Acompanhado de respeitável comitiva, entre autoridades estaduais e políticos, foi recebido às 8:50 pelo reitor João Natel, pelo pró-reitor de Administração, Udo Schroeder, pela coordenadora de implantação do HU, enfermeira Katrin Aline Osti e pela coordenadora de Comunicação e Marketing (CCM), Márcia Bronemann.
Na sua breve estadia de 30 minutos, Colombo ficou a par dos planos para o complexo (hospital e ambulatório) e de como será investida a verba de R$ 1 milhão, cujo convênio foi assinado ontem à noite na SDR.
Ao meio-dia, o governador anunciou, nos estúdios da RIC Record e, depois, da RBS, que vai liberar mais recursos, em janeiro de 2012, para que o Hospital-Dia e o Ambulatório (que ele já chamou de Policlínica) comecem a funcionar o mais rápido possível. A previsão é entregar o Hospital Dia/Centro de Diagnósticos em meados de janeiro e o Ambulatório mais tardar em julho.
Natel reiterou que as obras do Hospital-Dia/Centro de Diagnósticos, num espaço de 1.600 m2, ficam prontas em dezembro. Com o retorno de professores e alunos da Saúde, começa a funcionar em meados de janeiro de 2012, realizando pequenas cirurgias gerais (maioria oriundas do Ambulatório da FURB, que será transferido para lá) e exames (sangue, radiografia, eletros), via SUS, agendados pela Secretaria de Saúde de Blumenau. “Não é porta aberta, é por demanda encaminhada pela prefeitura”, fez questão de esclarecer.
"Queremos ajudar nessa obra no campus da FURB. Já foram liberados R$ 1 milhão e em janeiro vamos apoiar novamente na construção da nova etapa do hospital (leitos e internação) e da policlínica. Bom para a região de Blumenau e para o Estado, pois atenderemos melhor a população e descentralizando os hospitais", afirmou Colombo.
Segundo a enfermeira Katrin, o governador solicitou um projeto para terminar logo também a policlínica, emendando com a entrega do Hospital-Dia. A intenção do Estado é investir em três policlínicas - as outras duas estarão em Itajaí e Joinville, cujos recursos já foram liberados. A "notícia boa" de inclusão de Blumenau nessa política das policlínicas foi saudada pelo reitor.
Na rápida exposição dos slides, Natel enfatizou ao governador e sua comitiva, entre eles o secretário estadual de Saúde, Dalmo de Oliveira, a necessidade de investir no local pensando na regionalização do equipamento que, pela sua proximidade com as rodovias 470 e 474, está vocacionado para atender, no futuro, pacientes de traumas (urgências/emergências), com CTI e internação. E, buscando, ainda, descentralizar a estrutura de atendimento da saúde em Blumenau, concentrada no centro.
Natel prevê que é possível agregar ao campus 5 uma estrutura de 100 leitos, dando uma resposta efetiva não só no atendimento da comunidade regional como na formação de pessoal qualificado, missão da Universidade. "Nossa meta aqui é um hospital temático para urgência e emergência", salientou. Para Natel, "o governador ficou entusiasmado" com o projeto de construir a segunda etapa da hospital, prevendo CTI e internação.
Acompanharam a visita do governador, entre outros, o vice-prefeito Rufinus Seibt, os secretários estaduais ou adjuntos da Saúde, Planejamento (Felipe Melo), Educação (Eduardo Deschamps), Assistência Social (Serafin Venzon), Infra-Estrutura (Paulo França), o presidente da Casan (Dalírio Beber); o deputado estadual Ismael dos Santos; os vereadores Marco Wanrowski (chefe do Departamento de Medicina da FURB), Fábio Fiedler, Roberto Tribess, Antônio Veneza e dois alunos de Medicina da comissão pró-construção do HU, que entregaram camiseta e adesivo a Colombo.
Para ampliar, clique sobre as fotos de Eduardo Sofiati.
Katrin, Colombo, Natel e Dalmo (primeiro plano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário