O professor Sidirley de Jesus Barreto (foto), coordenador do curso de Educação Física da FURB, foi indicado a fazer parte de grupo vinculado ao DSC/UFRN, que une pesquisadores que "buscam romper com as gaiolas dos saberes disciplinares". A idéia é possibilitar a multidimensionalidade do conhecimento e, especialmente, na questão dos cuidados integrativos em saúde.
A partir da indicação, o próximo passo é criar o grupo da FURB junto à CFCB, tendo por base a experiência da FURB na saúde coletiva. A Comissão do Futuro da Ciência Brasileira foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como um orgão consultivo. Sua missão é traçar um diagnóstico e oferecer propostas visando ampliar o papel que a ciência brasileira terá no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Lançamento de livro - Mestre em Educação, Sidirley lançou um livro em Joinville, dia 8, no I Seminário de Educação Física e Qualidade de Vida. Intitulada "Motricidade humana: a práxis do possivel" (Editora UFS), a publicação foi organizada junto com Fábio Zoboli, graduado em Educação Física na FURB, hoje Doutor lotado no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.
A obra, prefaciada por João Batista Freire (Unicamp) e apresentada pelo renomado professor, pesquisador e filósofo português Manuel Sérgio reúne oito artigos. Sidirley apresenta em seu escrito os fundamentos da antropologia, da filosofia e da psicologia, que deram as bases para Manuel Sérgio fundar a Ciência da Motricidade Humana.
O livro destaca, ainda, a nova Educação Física, a partir de 1980, quando passou a assumir uma postura "mais preocupada com dimensões sociais e políticas a fim de combater um reducionismo técnico/biologicista até então". Vale a leitura!
Em tempo: professor Sidirley recomenda a comunidade acadêmica que fique de olho nesse homem. "Ele é o cara", diz, referindo-se ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos 20 cientistas mais influentes do mundo.
Em tempo: professor Sidirley recomenda a comunidade acadêmica que fique de olho nesse homem. "Ele é o cara", diz, referindo-se ao neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos 20 cientistas mais influentes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário