terça-feira, 13 de setembro de 2011

Consuni discute amanhã a incorporação

A sessão plenária do Conselho Universitário, agendada para o dia 15, foi antecipada para amanhã, às 14 horas, no auditório do bloco J.

Apenas um ponto de pauta tomará a atenção e a palavra dos conselheiros: a importante discussão das lideranças da Universidade e da comunidade em torno das diretrizes para o processo de incorporação da FURB/UFSC/MEC.

Fundamental resgatar um fato ocorrido antes da enchente de quinta-feira (que adiou a nossa visita à UFSC) e do feriado do dia 7. Foram comemoradas pela comunidade do Facebook intitulada "Sou pela FURB Federal" as conversas consideradas produtivas entre a Reitoria, diretores de unidades e representantes do comitê FURB Federal, na tarde e noite de terça-feira (dia 6).

Fumaça branca


Enfim, a reunião do Consuni se dará num clima de plena harmonia com a conquista de convergências internas, depois da manifestação pública de algumas insatisfações com o processo.

Leia agora algumas opiniões importantes de três servidores professores e um TA (Viegas), postadas no Facebook, na semana passada, com direito à foto acima, feita pelo Oklinger (clique sobre a foto para ampliar):


Oklinger Mantovaneli Júnior - Brilha a democracia na FURB. A reunião entre a Reitoria da FURB e o Comitê FURB Federal foi um sucesso! Este é o entendimento de todos os presentes. Ao meu ver, avançamos na edificação de uma pilastra fundamental, no processo de aprofundamento da democracia institucional, uma vez formalizados os entendimentos oriundos do debate e dos encaminhamentos. Parabéns aos professores João Natel, Griseldes, Clóvis Reis, estudantes e servidores presentes pelos aspectos substantivos e qualificados do encontro. Estamos aprendendo muito, juntos! Aqui meu imenso respeito, enquanto integrantes do movimento FURB Federal, a todos vocês. Com isso as nossas energias agora, voltam-se à construção do projeto que será encaminhado ao MEC, e em breve estaremos estruturando nossa nova marcha, desta vez sem chuva, com nossos amigos e nossas famílias pela #FURB Federal. Chegaremos a 15.000 pessoas!


Nelson Garcia Santos - Foi muito bom aplaudir junto com outros companheiros, entre eles o reitor Natel, Clóvis, Jorge Gustavo, Luciano, você Oklinger, que tão bem explicitou sua alegria resultante da reunião, Viegas, Artur e outros/as acadêmicos/as, a decisão que se chegou. Parabéns ao Comitê pela Federalização e a reitoria - Estamos caminhando e, no caminhar construímos nosso caminho. Viva a FURB Federal! Viva os trabalhadores e os estudantes da Universidade Regional de Blumenau.

Lorena de Fátima Prim -  Saí da reunião do Comitê Pró-Federalização com a Reitoria da FURB muito feliz e orgulhosa devido ao fato de ver na prática o quanto a capacidade de diálogo é fundamental para união e fortalecimento da FURB FEDERAL. Eu senti uma felicidade imensa nas duas passeatas vendo o COMITÊ e a REITORIA JUNTOS, um ao lado do outro. CLOVIS E NATEL, em nome de todos os presentes no MOV. FURB FEDERAL, obrigada por mais esta conquista. Estava angustiada e agora vou poder seguir com as energias renovadas, como já falaram aqui.

Viegas Fernandes da Costa - Fiquei bastante satisfeito com o encontro entre a Reitoria e o Comitê FURB Federal. O reitor João Natel confirmou sua intenção de considerar o Comitê enquanto interlocutor importante do processo de federalização. Também concordou com a participação do Comitê nos três Grupos de Trabalho que envolvem PMB, FURB e UFSC. Quanto à decisão de encaminhar as decisões finais, no âmbito interno à Universidade, ao CONSUNI, este é o procedimento mais legítimo, e todos concordamos com isso. Estamos todos aprendendo neste processo, e que possamos crescer alcançando a integralidade dos nossos anseios, que são a cedência total de patrimônio, alunos e servidores da FURB à novas Universidade Federal a ser criada em Blumenau.

INFORME DO COMITÊ PRÓ-FEDERALIZAÇÃO SOBRE A REUNIAO COM A REITORIA 

Informe Comitê Pró-Federalização da FURB
Blumenau (SC), 8 de setembro de 2011.

Em resposta ao ofício de 26 de agosto de 2011, a Reitoria da FURB convidou o Comitê Pró-Federalização para uma reunião, realizada em 6 de setembro, na qual acordaram os termos da sua participação na comissão tripartite (FURB, UFSC e Prefeitura Municipal de Blumenau) encarregada de elaborar o modelo de integração FURB-UFSC. Neste sentido, estabeleceu-se o que segue:
1º) a agenda de trabalho interinstitucional FURB-UFSC-Prefeitura terá a participação de três membros indicados pelo Comitê: a sua coordenação, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (SINSEPES) e um estudante;
2º) nas sessões do Conselho Universitário (CONSUNI) da FURB convocadas para a apreciação desta matéria será assegurada voz à representação do Comitê. Convém observar que segmentos que compõem o Comitê integram o CONSUNI e, portanto, já gozam dos direitos de voz e voto, quais sejam: Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Fórum dos Trabalhadores de Blumenau, Poder Executivo Municipal e SINSEPES;
3º) na preparação da documentação relativa à matéria, a ser apreciada pelo CONSUNI da FURB, a relatoria do processo será compartilhada entre a Reitoria e o Comitê;
4º) as relações institucionais da FURB com os poderes públicos e com as entidades da sociedade civil terão a participação do Comitê, quando afetas ao tema;
5º) estas disposições serão institucionalizadas de acordo com os procedimentos pertinentes.
Finalizamos reiterando a consigna do Comitê. Em respeito ao mandato definido no plebiscito de 2008, propugnamos a criação de uma Universidade Federal em nossa região a partir da integração total da FURB, ou seja, dos seus estudantes, dos seus servidores e do seu patrimônio físico.

Comitê Pró-Federalização da FURB
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Rua Antônio da Veiga, 140. Campus I, Sala C-200.
89012-900 Blumenau SC
Fone: (47) 3321-0940
Correio-e: furbfederal@furb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário