segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Candidatura

Questionado sobre o seu futuro na FURB, o reitor Eduardo Deschamps disse hoje que define em fevereiro, com seu vice Romero Fenili, se sairá como candidato à reeleição em 2010.

A declaração foi feita na CBN. A convite da emissora, Deschamps falou sobre vários outros assuntos, entre 9:30 e e 9:50. Ele reiterou que 2009 foi um ano difícil, especialmente pelos reflexos da tragédia de novembro, da gripe suína e da crise econômica mundial. Mas destacou o esforço pela construção de uma universidade de qualidade em meio às turbulências que, inevitavelmente, afetaram a FURB e exigiram o que conhecemos aqui como "aperto do cinto".

Outro tema que dominou a conversa com Celso Ferreira foi a FURB Federal. Apesar dos questionamentos, disse que fazia uma leitura positiva do projeto, por se tratar uma demanda da sociedade regional que caminha para lances importantes em 2010. Embora admita que "seja lento" esse processo de viabilizar o sonhado acesso gratuito ao ensino superior, ressaltou que ele é apoiado, entre outras autoridades importantes, pela senadora Ideli Salvatti e pelos deputados federais Cláudio Vignatti e Décio Lima.
(Aliados importantes do PT e com acesso importante ao ministro Fernando Haddad e ao Presidente Lula).

Enquanto o grupo executivo inscreve dentro da lei o projeto (bancado com verba destinada por Lima e Vignatti), a aliança começa a tomar forma mais concreta com o uso de instalações da FURB pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (o IFC ali da ruas Missões), lembra o reitor.

Tem berço

Chamado pelo Santa de "mestre marqueteiro", o cervejeiro Juliano Mendes, ex-Eisenbahn (agora PUB), fez Administração na FURB, como revela interessante matéria do Cristiano Santos.

Não confiam

Estudo revela que 93% não compram pela internet, mas 73% pesquisam na rede. No Santa.

Para o professor da FURB Francisco Adell Péricas, o receio, da forma como é colocado, não se justifica. Disse que a internet "é totalmente segura", mas exige cuidados básicos.

Corajoso
Professor Pedro Bertelli informou por e-mail que está saindo do Acre com sua magrela, embaixo de “chuva para danar”. Relise da CCM emplacou nota no Santa dominical.

Primatas

Também no JSC, mas hoje, tem nota informando que Blumenau é a capital da primatologia brasileira. FURB sedia congresso até amanhã. Leia matéria completa na nossa página.

Superliga

Perdemos pela terceira vez, mas nossa equipe busca esta semana primeira vitória na Superliga. Será quinta-feira, no Galegão, informa o Santa.

Banda podre

Nosso País tem uma banda larga lenta e cara, revela hoje o Diário Catarinense.

Mas Santa Catarina é o terceiro estado em acesso à internet, informa o mesmo jornal, em manchete de capa de sábado .

Alô pessoal da Elétrica

O Brasil faz hoje o primeiro leilão de energia eólica. Empresas mundiais do setor elétrico estão ansiosas com o novo mercado e já planejam mais fábricas aqui. No mesmo DC.

Reformulação no ensino
Informa a Deutsche Welle que os 16 Estados alemães anunciam reformulações no ensino superior após vários protestos estudantis.

Entre as mudanças anunciadas estão a redução da quantidade de matérias e de provas, além da flexibilização do tempo necessário para o cumprimento dos cursos. Além disso, a mudança entre universidades deve ser facilitada.



Como se sabe, o Processo de Bolonha está sendo muito criticado.

Terceira Idade

Faculdade Anhanguera de Joinviille abriu inscrições para nova turma da Faculdade Aberta da Terceira Idade. No A Notícia de domingo.

Rede lenta

Matrícula dos veteranos está travando nossa página. Até dia 21, mas pior deve ser hoje, estima-se.
Mas, convenhamos, é um bom motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário