segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novidades na Biblioteca da FURB

Ainda este ano devem chegar os novos guarda-volumes, em aço e com segredo, da Biblioteca Universitária Prof. Martinho Cardoso da Veiga pela empresa que venceu a segunda licitação em 28 de outubro, acredita o diretor Darlan Jevaer Schmitt.  A medida visa ampliar o conforto e a segurança dos usuários, evitando inclusive a possibilidade de furtos.

A licitação para substituição dos escaninhos era aguardada há um ano, período em que aos usuários era permitido acessar com as bolsas pessoais pela catraca, com a condição de eventual inspeção na saída. Os atuais guarda-volumes serão trocados 100% por se tornar infrutífera a tentativa de apenas substituir as fechadura danificadas.

A situação gera intranquilidade não só aos usuários como à equipe da BU na proteção do acervo bibliográfico e na resolução de transtornos paralelos. Por conta da posse das bolsas no ambiente interno da Biblioteca, várias vezes os servidores flagraram, por exemplo, sobras de alimentos ou embalagens deles nos lixeiros que deveriam receber apenas descarte de material acadêmico, evidenciando a utilização do espaço para lanche e recreação, em especial nas salas fechadas.  Apesar disso, ações têm buscado coibir excessos e preservar o sagrado silêncio do espaço.

-- O importante, é que estamos com a solução perto.  Buscamos sempre melhorar nossos serviços e qualificar ainda mais este espaço e seus profissionais. Na atual gestão a BU teve que tomar atitudes que há muito vinha sendo adiadas, como a dificuldade de peso no nível 6, área administrativa (andar construído sem laje para suportar peso de bibliotecas e arquivos), onde estamos remanejando e modificando layout para ocupar melhor espaços (exemplo, estamos criando em parceria com a Divisão de Cultura, um cine-clube) e providenciando transferência de parte do CMU; computadores e servidores (hardware) de mais de 12 anos de uso foram trocados; após cinco anos uma nova revista eletrônica foi lançada (Revista do PPGDR); preocupação com preservação digital e futura implementação do Repositório Institucional. O guarda-volumes foi só mais uma das dificuldades que estão recebendo solução, afirma o diretor da BU.

Darlan também anunciou a criação do Espaço de Literatura Infantil (onde se quer, em parceria com o CCE, proporcionar pesquisa e extensão) e a Sala de Xadrez (embrião de uma "cognteca" - uma coleção de jogos cognitivos que poderá ser utilizada por diversas disciplinas).

Com foto de Kassiano Reis (CCM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário