quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reitor agradece à imprensa amplo apoio ao curso de Jornalismo da FURB

O reitor João Natel teve a oportunidade, hoje pela manhã, de agradecer publicamente aos jornalistas de Blumenau pelo apoio na elaboração do projeto do curso de Jornalismo da FURB, já aprovado no Departamento de Comunicação, entregue terça-feira na Reitoria e que agora segue para os trâmites do CEPE e do Consuni. A ideia é abrir 40 vagas no período noturno já no próximo vestibular de verão. 
Entusiasta, com este gesto o Reitor deu o tom do compromisso da FURB com o novo curso, construído com representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, da Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (Assimvi) e de veículos de comunicação, para que tenha o "olhar além da academia", mais afinado com as demandas da sociedade.

Natel e a professora Rosemeri Laurindo, que coordenou a comissão, participaram do Pauta-Café, evento que a Assimvi vem promovendo com autoridades de Blumenau. A recepção foi na Gastronomia (campus 3).

A pauta ficou praticamente centrada na discussão sobre o curso de Jornalismo, que será uma habilitação de Comunicação Social, como é Publicidade e Propaganda. A FURB será a primeira universidade pública do Estado a oferecer ambas. 

Rosemeri Laurindo lembra que esta é  sexta iniciativa de lançar o curso, em 11 anos: "A FURB resgata uma dívida séria com a comunidade, não por conta da lógica de mercado, mas para completar o que já existe e é reconhecido, trabalhando em especial a interdisciplinaridade com os demais campos do conhecimento". Ela acredita no êxito do atual projeto (que aproveitou parte do legado dos anteriores e agregou os subsídios dos jornalistas), por conta da "vontade política e da firme decisão" da atual gestão em lançar a nova habilitação. Tanto que já pensa em retomar o projeto do Mestrado em Comunicação, que não avançou na CAPES em 2009 por exigir mais doutores na área.

O reitor admitiu que o curso é prioridade e que a Gestão trabalha no espírito da verticalização: consolidar a graduação, ofertar mestrado e doutorado e possibilitar maior desenvolvimento da pesquisa, da extensão, da ciência, da tecnologia e da inovação, colocados a serviço da sociedade. 

E aproveitou a deixa para anunciar a oferta de outros cursos: os doutorados em Engenharia Ambiental e em Educação até 2014, mais um mestrado "de bancada" na área de Saúde, e os cursos de graduação em Engenharia Mecânica, em Engenharia Ambiental, em Saúde (Gestão Pública) e Geografia, voltando a apostar na licenciatura.

O curso de Jornalismo, segundo Rosemeri, já está alinhado com as novas diretrizes do MEC, aprovadas em fevereiro, que exigem no mínimo 200 horas de estágio. O da FURB terá 300 horas, não para entregar mão-de-obra barata ao mercado, mas visando a qualificação teórica e prática do aluno sob adequada supervisão docente. O aluno será preparado para atuar com linguagem em qualquer veículo de comunicação, seja jornal impresso, revista, blog, televisão, rádios, empresas, ONGs, web, assessorias de imprensa (como colaborador ou dono) etc.

Outro diferencial do curso será a forte inserção não só em ensino (uma formação sólida e com disciplinas inovadoras como empreendedorismo e focando na emergente convergência das mídias), como também em projetos de pesquisa e extensão, marcas de uma universidade integral que mira na excelência. Dez disciplinas são comuns à P&P, o que reduzirá o tempo do aluno em obter a segunda graduação em Comunicação, ou seja, diplomado como jornalista e publicitário ou vice-versa. Esse ajuste vai prosseguir na ótica de fortalecer o curso de Comunicação Social da FURB, com suas habilitações. A mensalidade delas ficará no mesmo patamar, entre de R$ 800 e R$ 850,00.

Com relação à demanda, ela comprovou com números do Marketing da FURB que a demanda é alta pelo curso na nossa universidade. E explicou que o fim da obrigatoriedade de exigência de diploma em Jornalismo não afetou em nada a procura de candidatos nas grandes universidades brasileiras que oferecem o curso, como a USP (30 candidatos/vaga) e a própria UFSC, até porque o mercado prefere profissionais diplomados. 

Um dado curioso: o projeto nasce, ainda, com a benção do jornalista e prof. Dr. José Marques de Mello, respeitado pesquisador, decano do jornalismo brasileiro e fundador da ECA/USP, que orienta a blumenauense Rosemeri Laurindo no pós-doutorado em Comunicação. Ambos conversaram sobre vários pontos do projeto para torná-lo ainda mais atual e conectado com o que se pensa no Brasil e no exterior sobre comunicação. Laurindo fez a graduação em Jornalismo na UFSC, o mestrado na Universidade Federal da Bahia e o doutorado em Portugal.

Jornalismo nos veículos da FURB

Natel anunciou, também, que em 02 de setembro volta o jornalismo diário na FURB TV e em outubro a locução e jornalismo na FURB FM. Outra novidade: a cabeça de rede passará a ser a TV Cultura, em substituição ao Canal Futura - que irá para o Canal Universitário nas tevês por assinatura.

Encerrada a conversa, ainda sobrou tempo para apresentar aos jornalistas detalhes do FURB em Números, que mostram as contas da "FURB no azul" (expressão do portal Controversas), os projetos da Casa Salinger, da sede do Distrito da Inovação, do novo espaço da Arquitetura e do novos prédios da saude  no campus 5, como detalhado pelo colega jornalista do Controversas (link acima). 

(CLIQUE SOBRE AS IMAGENS). FOTOS DE DANIEL ZIMMERMANN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário