quarta-feira, 1 de junho de 2011

Óleo de cozinha


Professor António Chivanga esteve hoje no estúdio do Jornal do Almoço local da RBS.

Não como pró-reitor de Ensino, mas na condição de coordenador do laboratório de combustíveis da FURB. Falou durante quatro minutos ao apresentador Joelson dos Santos sobre o uso do óleo de cozinha e sua correta destinação.

Parecia que estava na sala de aula, mas explicou de maneira agradável que o óleo em alta temperatura passa por degradação térmica. A perda de qualidade na cozinha é nítida, após os primeiros usos. Novas utilizações agregam muito óleo ao alimento. Usou o exemplo da batatinha frita. 

Mesmo fritando bastante, esse óleo tem pleno reaproveitamento em biocombustíveis, coisa que a FURB faz desde 2001. A energia roda um ônibus. A tecnologia, inclusive,  já conseguimos transferir para a iniciativa privada, lembrou Chivanga.

Ainda na sua defesa do armazenamento e destinação correta de óleo usado, que pode ser entregue em vários locais no comércio, Chivanga alertou às donas de casa que jogar o resíduo na pia tem tudo para provocar entupimento por se agregar ao encanamento, antes de poluir seriamente os rios que nos fornecem água e vida.

Questionado pelo apresentador, confirmou que o laboratório no campus 2 recebe óleo usado que é recolhido pelas empresas parceiras.

Foto: Daniel Zimmermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário