quarta-feira, 1 de junho de 2011
Óleo de cozinha
Professor António Chivanga esteve hoje no estúdio do Jornal do Almoço local da RBS.
Não como pró-reitor de Ensino, mas na condição de coordenador do laboratório de combustíveis da FURB. Falou durante quatro minutos ao apresentador Joelson dos Santos sobre o uso do óleo de cozinha e sua correta destinação.
Parecia que estava na sala de aula, mas explicou de maneira agradável que o óleo em alta temperatura passa por degradação térmica. A perda de qualidade na cozinha é nítida, após os primeiros usos. Novas utilizações agregam muito óleo ao alimento. Usou o exemplo da batatinha frita.
Mesmo fritando bastante, esse óleo tem pleno reaproveitamento em biocombustíveis, coisa que a FURB faz desde 2001. A energia roda um ônibus. A tecnologia, inclusive, já conseguimos transferir para a iniciativa privada, lembrou Chivanga.
Ainda na sua defesa do armazenamento e destinação correta de óleo usado, que pode ser entregue em vários locais no comércio, Chivanga alertou às donas de casa que jogar o resíduo na pia tem tudo para provocar entupimento por se agregar ao encanamento, antes de poluir seriamente os rios que nos fornecem água e vida.
Questionado pelo apresentador, confirmou que o laboratório no campus 2 recebe óleo usado que é recolhido pelas empresas parceiras.
Foto: Daniel Zimmermann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário