quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dilma cautelosa sobre Federal


No seu discurso de entrega do condomínio residencial à população atingida pela tragédia de 2008, no bairro Passo Manso, hoje à tarde, a presidente Dilma Rousseff preferiu adotar um tom cauteloso com relação à federalização da FURB, como pede o documento assinado pelos 14 prefeitos da AMMVI e destacado pelo prefeito João Paulo Kleinubing no palanque armado ao lado dos prédios.

Além de defender a federalização, Kleinubing pediu urgência nas obras de duplicação da BR-470, essa sim  assumida como enfática promessa pela Presidente como "questão de honra e o mais depressa possível". O governador Raimundo Colombo não fez nenhuma menção às duas prioridades apontadas pelos prefeitos.

Dilma disse que recebeu o documento e que vai analisar com cuidado a solicitação da comunidade regional, mas sem prometer nada porque desconhece o impacto dessa decisão. "Não prometo coisa que não posso cumprir. Vou ver com todo cuidado esta questão e depois externar a posição do governo". 

Mas houve um sentimento de "ducha fria" entre os presentes quando ela ressaltou que os institutos tecnológicos (institutos federais de ciência e tecnologia), como este recém instalado em Blumenau no Salto do Norte (ao lado da BR-470, perto do trevo de Pomerode, são "a questão central" do governo na sua meta de ofertar cursos de formação profissional. De qualquer forma, afirmou que "nosso futuro é apostar no caminho da educação".  

Esse sentimento que baixou um pouco euforia dos presentes está presente inclusive no twitter, monitorado pela imprensa da FURB. Para o coordenador do Comitê Pró-Federalização, Clóvis Reis, presente na solenidade, o movimento continua forte e o que importa agora é que está na agenda do Governo Federal, restando que a comunidade continue a defesa e pressão em favor da Universidade Federal do Vale do Itajaí. 

Leias as matérias do Santa e da Folha de Blumenau postadas há pouco: 




                                                                  Fotos: Do Editor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário