terça-feira, 1 de março de 2011

Teatro, HU e federalização

 
Depois da CBN, entrevista para RIC Record (foto MIS/CCM)

O reitor João Natel falou por 25 minutos hoje de manhã, direto da rádio CBN, na rua Angelo Dias.
 
O apresentador Celso, como era de se esperar, fez vários questionamentos sobre as últimas notícias veiculadas em torno do Festival de Teatro, do Hospital Universitário, da federalização e do crédito educativo municipal.
 
Sobre o HU, assunto mais polêmico que expõe a luta para levantar a pendência junto ao Fundo Nacional de Saúde, Natel explicou as negociações com a prefeitura para implantar, em breve,  um Centro de Diagnósticos e um Hospital-Dia para efetuar pequenas cirurgias - sem a internação dos pacientes. Insistiu na tese da necessidade de se definir a vocação, o perfil ideal do HU, distinto dos demais equipamentos hospitalares de Blumenau. E que pela sua proximidade com a BR-470,  sugere-se, futuramente, a destinação do HU para atendimentos de urgências e emergências traumatológicas, com.a reabilitação de pacientes.
 
As ações não se limitarão a Blumenau. Daí a necessidade de sensibilizar dirigentes locais e o governo do Estado para que seja atendida toda a região. "Vejo possibilidade de não só concretizar o HU, assim como o Ambulatório na Fortaleza, onde pretendemos viabilizar o campus da Saúde da Universidade", disse Natel.
 
Federalização- Aqui ele defendeu a "causa catarina" pela federalização da FURB, numa alusão aos políticos nordestinos quando abraçam causas em favor da sua região, independente de ideologias. Disse que a UFSC vai apoiar na elaboração dos três projetos a serem apresentados ao MEC até o final deste semestre: jurídico (garantindo os atuais servidores), administrativo-financeiro e pedagógico.
 
 A idéia é trabalhar pela incorporação da FURB à Universidade Federal do Vale do Itajaí, cuja criação foi aprovada pelo Senado e tramita agora na Câmara. Os deputados federais Décio Lima (PT)  e Rogério Peninha Mendonça (PMDB) já se prontificaram em agilizar os encaminhamentos na casa. "Nossa luta é pelo ensino gratuito, vamos brigar pela federalização", disse Natel, para quem a cobrança de mensalidades não é o modelo justo para a população do Vale que merece uma federal como as demais regiões de Santa Catarina.
 
Ao ser questionado sobre as contas da FURB, foi enfático: "encontramos situação financeira preocupante e com recursos próprios não há capacidade de investimentos, situação agravada com a inscrição no Cadin, que bloqueou o repasse de verbas federais, criando um equilíbrio financeiro crítico".
 
Televisão cobre mobilização pelo HU
 
Na mesma linha ele foi entrevistado pela repórter Angélica Sattler, da RIC Record - a matéria deve ir ao ar hoje à noite. Ele foi postado em frente à "casinha" de mobilização dos estudantes em favor do HU, no pátio da Biblioteca Central.
 
Aliás, o movimento de coleta de assinaturas está pegando. E pela manhã foram vendidas as 50 camisetas da campanha "Eu quero". A simpática aluna de Enfermagem encomendou mais 100 para divulgar à tarde e à noite. A comissão tem representantes de vários cursos, além da Saúde.Cada camisa custa R$ 3,00.
 
 
Mobilização continua até a noite de hoje (foto MIS/CCM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário