segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esporte e FURB de luto

(foto Rafaela Martins/Santa)


Morreu, à 0h30min., no Hospital Santa Catarina, o professor Artur José Novaes, 54 anos, um dos ícones do curso de Educação Física da FURB e do esporte de Blumenau, onde foi referência no vôlei. O velório acontece na Capela Mortuária do Cemitério da Igreja Luterana-Centro, em Blumenau. O enterro será realizado hoje, no mesmo Cemitério, às 16 horas.

Artur ingressou na FURB em 1º de março de 1982, com lotação no Departamento de Educação Física e Desporto, onde desempenhou suas atividades docentes até 25 de junho de 2009, quando se afastou em licença para tratamento de saúde.



Leia matéria completa na página eletrônica do Santa (Blog do Braga), lida em parte pelo apresentador do Jornal do Almoço, Joelson dos Santos.

Depoimentos exclusivos: professores do
Departamento falam do profissional e amigo

“Trabalhamos quase 30 anos juntos e ele só não foi meu aluno. Pessoa incrível cujo lema era o trabalho acima de tudo. Amava o que fazia, especialmente quando a atividade era voltada à educação física. Homem de garra e incansável. Fomos parceiros tanto no Departamento quanto na coordenação do curso e mesmo doente se negava a pedir licença, o que só ocorreu por pressão dos familiares e do médico. Foi o único atleta de destaque do atletismo (grande saltador em distância e velocista) que enveredou para o voleibol. Graças a ele hoje a escola Barão tem uma infra-estrutura que poucas escolas alcançam. Na FURB foi sempre um grande batalhador pela qualidade do curso, de quem foi coordenador e chefe de Departamento algumas vezes. Perda grande para nosso esporte e para o curso de Educação Física da FURB. Concluiu comigo o Mestrado em Atividade Física, Relacionado à Saúde, pela UFSC". (Professor Ivo da Silva)

"O Artur era uma pessoa intensa e deixa um trabalho inigualável. Quando abraçava um projeto, levava a contento. Determinado em tudo que fazia, foi um vencedor e uma figura invejável, no bom sentido. Foi meu aluno, na primeira turma do curso de Educação Física. Um grande amigo, uma perda irreparável. Sua luta pela qualidade do curso de Educação Física era a grande tônica de sua vida. Sucedeu-me na coordenação do Programa de Esportes da FURB, no início da gestão do ex-reitor Eduardo Deschamps, em 2007. Mesmo doente, foi um lutador". (Professor Rui Rizzo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário