terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Culto celebra Natal e encerra ano letivo da FURB

(fotos de Daniel Zimmermann)

Um bom público prestigiou o culto ecumênico, realizado às 11 horas no saguão do bloco A, celebrando o Natal antes do encerramento das atividades na FURB, hoje, às 20 horas.

O Frei José Luiz Prim e o Pastor luterano Hugo Solano Westhphal conduziram a cerimônia, apoiados por coral e violões, que puxaram da platéia as canções “Como Zaqueu”, “Oração pela Família” e, finalmente, “Noite Feliz”.

A tônica principal do culto foi celebrar a data de maneira que as pessoas, cada qual com sua crença, estejam irmanadas na fraternidade, na solidariedade e na construção de um mundo de paz e alegria, em que pese eventuais dificuldades e decepções do presente. “Nosso socorro vem do Senhor que criou o Céu e Terra”, ressaltou o pastor, pregando a conversão à crença de que existe o Reino de Deus.

Após contar três histórias citando o filósofo Diógenes, o músico Vinícius de Morais e o escritor Erico Veríssimo, que, a seu modo, perceberam o vazio existencial e buscaram se reconhecer e as demais pessoas como gente, com luz suficiente para sair da escuridão, Westphal traçou um paralelo com a FURB: “A Universidade tem um longa história, tornou-se um ponto de luz, que transformou seres humanos em gente que faz algo pelo bem da humanidade”.

E na sua mensagem, Frei José citou Lucas (capítulo 2, versículo 7) – “Maria deu à Luz seu Filho Primogênito, nasceu o Salvador, Cristo Senhor (...) para redimir as pessoas de qualquer pecado desde que o aceitem”. Para o religioso, a mensagem cristã busca a reabilitação numa sociedade atual em que impera a violência, a corrupção e o tráfico. “Jesus deve viver no coração da gente, renovando-nos para a fraternidade e à solidariedade, buscando um mundo melhor para todos”.

Acima de tudo, Frei José procurou enfatizar que no Natal, “não devemos esquecer do homenageado, em meio às comemorações, presentes, comidas e bebidas, pois o Natal verdadeiro é aquele lembra do aniversariante, renovando o amor e abrindo as portas do coração para a mensagem de luz de Jesus Cristo”.

Chamada para as palavras de encerramento, a vice-reitora Griseldes Boos ressaltou a emoção e a importância do culto por propiciar esse momento de reflexão, buscando resgatar o verdadeiro significado do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário