sexta-feira, 2 de julho de 2010

Agora temos controlador geral

Ideraldo assumiu ontem (foto: divulgação).

Reitor nomeia primeiro Controlador Geral da Universidade, informa nota de hoje no Santa.

Leia também nosso relise completo:

Em solenidade realizada no Gabinete do Reitor, na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, o professor Eduardo Deschamps assinou a nomeação do servidor Ideraldo Gonçalves para o cargo de Controlador Geral da FURB. O nome de Gonçalves foi apresentado e aprovado pelos Conselhos Superiores da Universidade a partir de uma lista tríplice. O mandato diante da Controladoria Geral segue até 31 de outubro de 2012. “A Controladoria Geral da FURB foi instituída pelas leis que consolidam o regime jurídico da Universidade e atende a uma demanda antiga, tanto da ACIB quanto do Sinsepes que têm solicitado uma auditoria externa à Universidade. As instituições públicas têm na Controladoria um órgão independente, voltado ao acompanhamento, à fiscalização da execução orçamentária, contábil e de processos. Na FURB, a importância do setor é crescente, uma vez que o próprio Tribunal de Contas do Estado não assume o papel de auditar as contas da Universidade”, explica Deschamps.


O status independente da Controladoria foi bastante enfatizado pelo Reitor, que também destacou a formação de Gonçalves – em Administração e Direito, como a mais adequada à estruturação do setor. “Neste primeiro momento o papel do Controlador Geral será muito mais de orientação, praticamente pedagógico, do que punição” ressaltou Ideraldo. “Apontar e corrigir eventuais falhas nos processos institucionais, estruturar o funcionamento do setor, elaborar o seu regimento interno, sempre dentro dos limites orçamentários são os primeiros desafios que temos pela frente”, destacou. “O intuito maior é sempre a viabilidade da Universidade”, disse ainda.

Assessor de Planejamento


Outra nomeação assinada na manhã desta quinta-feira foi a do Assessor de Planejamento, cargo em comissão para o qual foi convidado Erich Ralf Duebbers, professor aposentado da FURB. “O professor Duebbers volta com a missão de acompanhar os últimos meses desta gestão e preparar a transição para a próxima, fazendo a gestão orçamentária e o controle interno da Universidade. Funções que vinham sendo exercidas, até então, pelo professor Elmo Gruetzmacher, que se aposenta no dia 31 de julho” , informou o Reitor durante a solenidade. Deschamps agradeceu o compromisso e a dedicação de Gruetzmacher, na FURB desde 1976. Já o professor Duebbers manifestou a alegria com o convite de retornar à Universidade, agradeceu a confiança e assumiu o compromisso de “fazer o melhor”.


Gratificação por Responsabilidade


Uma nova maneira de valorizar os servidores, aprovada com as leis que regulamentam a FURB, é a gratificação por responsabilidade. “Desde o início desta gestão trabalhamos com a lógica de eliminar níveis hierárquicos e gratificar os servidores envolvidos em projetos e exercendo responsabilidades específicas”, explicou o Reitor. A servidora Karen Lippi de Oliveira Cardoso responde pela Coordenação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Institucional e Sistema Estratégico de Informações, lotada na Coordenadoria de Planejamento da FURB. “A servidora receberá esta gratificação pela atuação bem sucedida e o comprometimento que tem demonstrado”, observou o Reitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário