quarta-feira, 18 de junho de 2014

Direto de Portugal


    Dinho (à direita) com Bruno Almeida, diretor de Marketing da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, na cidade do Porto.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB) Valdinho Pellin está desde 2 de abril realizando uma parte das pesquisas para sua tese lá em Portugal (no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche da Capes).  No Brasil, o doutorando é orientado pelo Prof. Dr. Oklinger Mantovaneli Jr. e na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho pelo Prof. Catedrático Dr. José Cadima Ribeiro. As pesquisas de campo em Portugal devem ocorrer até setembro. 

Leia agora o seu relato, enviado ao blog:

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em Braga e dividem-se em pesquisas bibliográficas na base de dados da Universidade, participação em eventos científicos na área e pesquisas de campo. 

O objetivo geral é entender a relação entre os Produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e o desenvolvimento regional, identificando os desafios e as vantagens destes produtos para o fortalecimento de regiões, sobretudo as mais fragilizadas economicamente. 

As pesquisas de campo envolvem o estudo de quatro experiências que apresentam características e níveis de desenvolvimento diferentes: artesanato da região do Minho, o Queijo Serra da Estrela, os Vinhos Verdes e o azeite da região do Alentejo. Estão sendo pesquisadas cooperativas que organizam os produtores e organizações que certificam estes produtos com a Denominação de Origem Protegida (DOP).  

No Brasil a certificação de produtos, através do instituto das Indicações Geográficas (IG), ainda é recente e, para a maioria das experiências reconhecidas, apresenta mais desafios do que vantagens, sobretudo para os produtos agroalimentares. 

Neste sentido, a possibilidade de entender como isso ocorre na Europa, onde estas certificações estão consolidadas há séculos, pode ajudar a entender os problemas das experiências brasileiras e propor estratégias para solucionar ou amenizar estes problemas.


Dinho com Célia Henriques, técnica da Estrelacoop, a  Cooperativa de Produtores do Queijo Serra da Estrela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário