terça-feira, 8 de abril de 2014

Natel na Rádio Clube: 50 anos e dívida da federalização

Ao participar de entrevista, às 14:30, no estúdio da Rádio Clube, o reitor João Natel adiantou alguns pontos da programação que vai comemorar os 50 anos da FURB.

Destacou a abertura das festividades em 27 de abril, chamando a comunidade a prestigiar a apresentação de 1 hora da única orquestra de Blumenau (a da FURB) e a sessão solene da Alesc, dia 7 de maio, no Teatro Carlos Gomes. 

Também ressaltou que dia 30/5 concedidos dois títulos honoris causa: ao cientista Fritz Müller (que viveu aqui 34 anos) e ao professor Alcides Abreu, que ministrou a aula inaugural da Faculdade de Ciências Econômicas, em 1964. E disse que a programação percorre o ano todo e tem perfil cultural.

Instado pelo apresentador, contou a história da FURB, a rifa da comunidade para erguer os blocos, a luta dos fundadores, até os dias atuais, quando o tema chegou, inevitavelmente, na luta pela federalização, que seria não só um presente pelos 50 anos de FURB como para Santa Catarina que ajudou a desenvolver, afirmou o reitor. 

Ele lamentou a opção do governo em descartar a federalização da FURB. "A nossa Universidade teria total condições de abrigar imediatamente 15 mil alunos no ensino superior, de qualidade e gratuito". 

Não criticou a instalação do campus da UFSC em Blumenau, mas disse que "não vamos parar de defender a federalização da FURB, uma instituição pública amplamente reconhecida, porque Santa Catarina merece ter uma terceira universidade federal". 

Disse que o governo federal ainda não entendeu a história da FURB, escrita pela comunidade, e reafirmou que a União tem uma dívida histórica com Blumenau.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário