sexta-feira, 22 de março de 2013

Aprovado reajuste de 6,21%


O Conselho Universitário discutiu, ontem à tarde, somente as cláusulas econômicas da pauta de reivindicações do Sinsepes. No principal ponto da pauta foi aprovado um reajuste salarial de 6,21% para os servidores da FURB, a ser concedido integralmente já na próxima folha de pagamento. O sindicato pedia, inicialmente, 6,58%, mas aceitou o índice consensuado pela comissão de negociação.

Relator  do Processo 006/13,  o pró-reitor de Administração,  Udo Schroeder, explicou que no orçamento projetado para 2013 (que serviu também para calcular o aumento das mensalidades dos alunos, principal fonte de receita da instituição), o percentual de reajuste previsto foi de 5%, acrescido de 1% de crescimento vegetativo e mais 1% da majoração de contribuição patronal do ISSBLU. 

A negociação avançou bastante a expectativa inicial de aumento da Reitoria e exigirá economia em outras rubricas. O impacto total previsto sobre a folha (com encargos) era de 7% no orçamento, contra os 8,21% ontem consensuados, ou seja, 1,21% acima. "Considerando que o valor total de folha de pagamento e encargos orçados para o exercício de 2013 é de R$ 95.289.875, esta diferença de reposição representa um valor de R$ 1.153.000, que precisará ser recuperado através de ações de redução de despesas em outras rubricas e aumento das receitas", explicou o relator.

O debate sobre a reposição de perdas salariais históricas foi acalorado, mas o Consuni acatou o parecer do relator, que prevê a construção de uma proposta para 2014, no segundo semestre deste ano, "tendo em vista que não existe previsão para o orçamento do exercício atual". O Sinsepes pede 10,43% de perdas históricas, mas estudos da Coplan apontam um índice abaixo de 9%.

Os demais itens serão tratados na reunião do dia 27/03 (próxima quarta-feira), às 14h, na sala B-108.

Um comentário:

  1. Há algumas incorreções na nota: a reposição da data base de 6,58% era a prévia antes da divulgação final de todos os índices de inflação que apuraram 6,21% que foi o consenso. O SINSEPES apresentou no CONSUNI a proposta de mais um adicional de 2,49% já para a reposição das perdas históricas e o restante para o plano de parcelamento a ser incluído no detalhamento do orçamento de 2014. A votação favoreceu a proposta do relator com 16 votos a favor e 15 contra.

    ResponderExcluir